TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Texto: A Dinâmica da Transferência

Por:   •  27/8/2019  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

FREUD, S. (s/d). A dinâmica da transferência. In: S. Freud, Edição Eletrônica Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud – Edição eletrônica. Rio de Janeiro: Imago. (Obra originalpublicada em 1912).

Freud inicia o texto expondo que cada sujeito a partir de uma composição inata e de influências sofridas durante seus primeiros anos de vida, ele aprende, descobre uma maneira de tratar sua vida erótica. A partir desta descoberta o indivíduo poderá criar um “clichê estereotípico”, que é constantemente repetido. 

Freud esclarece que  através da transferência o paciente transfere para o próprio médico os sentimentos que deveriam ser direcionados à outro indivíduo, como por exemplo, o paciente tem algum problema com uma figura de autoridade , o pai, e vê no psicanalista uma figura de autoridade, há grandes chances de que esse paciente transfira para o psicanalista os sentimentos que deveriam ser direcionados ao próprio pai. A transferência se dá através de desejos inconscientes que se direcionam a determinado objeto, no caso o médico, ou analista.

Freud levanta dois questionamentos referentes a transferência em analise, a primeira é que nos neuróticos a transferência se dá de forma muito mais intensa do que nos pacientes não neuróticos; e a segunda é o porquê durante o tratamento a transferência se mostra uma forma muito acentuada de resistência. O primeiro questionamento é respondido dizendo que o mecanismo da transferência deve ser atribuído à própria neurose. 


Durante o processo de análise todas as forças se direcionaram a libido a tal objeto farão uma espécie de bloqueio que se configurará a resistência. E é função da análise tentar romper com a resistência. Freud explicou que para se entender como se dá o mecanismo de resistência através da transferência é preciso separar-se a transferência negativa da transferência positiva. 
Na transferência positiva os sentimentos transferidos os sentimentos carinhosos e na negativa os sentimentos transferidos são os hostis.

Esses sentimentos são de origem erótica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com