TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Transtorno Alimentar

Trabalho Universitário: Fichamento Transtorno Alimentar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 11

Psicopatologia: uma abordagem integrada/ David E. Barlow, Mark R. Durand: tradução Roberto Galman: revisão técnica Francisco b. Assunção Jr. São Paulo: Cengage Learning – 2008.

PRINCIPAIS TRANSTORNOS ALIMENTARES

Atualmente no mundo pessoas estão morrendo por questões estéticas, buscam adaptar-se a um padrão de beleza ditado pela mídia , o da magreza extrema ou físico malhado, impondo, principalmente para as mulheres, uma luta incessante com o seu próprio corpo para conseguir atingir uma forma quase esquelética, considerado pelo mundo atual o corpo belo. Porém muitas para conseguirem alcançar o seu objetivo recorrendo a dietas pesadas, malhação exagerada ou até a isenção completa da comida, este reducionismo causa distúrbios alimentares, os mais conhecidos são anorexia e bulimia nervosa, essas patologias se encontram intimamente relacionada por apresentar sintomas em comum: uma idéia prevalente envolvendo a preocupação excessiva com o peso, distorção da imagem corporal e um medo patológico de engordar. Em geral, o perfil dos pacientes portadores de transtornos alimentaressão: adolescentes do sexo feminino, raça branca, e alto nível sócio econômico cultural. Porém, o que se tem observado, é que esse grupo é cada vez mais heterogêneo, sendo realizado diagnóstico em adolescentes do sexo masculino, raça negra, pré adolescentes e pacientes com nível sócio econômico cultural baixo.

Bulimia nervosa - são episódios alimentares que fogem do controle, denominado de compulsão, distúrbio de a conduta alimentar caracterizado por abstenção voluntária de alimentos e pela ingestão compulsiva, seguida de métodos purgativos.

Quanto à etiopatogenia, não há uma única etiologia responsável pela anorexia nervosa. Acredita-se no modelo multifatorial, com contribuição de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, socioculturais e familiares. Neste trabalho apresentamos como se inicia o quadro de transtorno alimentar, critérios diagnósticos, diferenças clínicas entre anorexia e bulimia, complicações clínicas inerentes, diagnóstico diferencial, comorbidades psiquiátricas associadas e acompanhamento e evolução desses transtornos. Considerando a elevada prevalência dessas síndromes associada à alta morbidade, preconiza-se o melhor conhecimento de suas manifestações clínicas, bem como complicações associadas para que o diagnóstico possa ser realizado mais precocemente evitando assim que essas pacientes cheguem para o tratamento apenas quando seu estado já esteja grave.

Phoebe: aparentemente perfeita – É um caso típico de bulimia nervosa. A descrição clinica descreve trecho do DSV – IV, onde diz que a bulimia nervosa esta dividida em subtipos como no caso do purgativo.

A Tabela DSM 8.1 – Critérios do DSM – IV para a bulimia nervosa, esta tabela mostra os sintomas da bulimia nervosa.

Consequências para a saúde – Abulimia na saúde de uma pessoa podem ser devastadoras. Podendo desenvolver em razão de uma dieta restritiva ou por um evento estressante, quando a comida lhe dá uma sensação de conforto, logo vem a culpa, a envergonha e o vomito para o alivio da culpa e evitar o ganho de peso. Isso inicia o ciclo e que se torna um hábito.

A ação repetida de vomitar trás outro dano ao individuo, corrói o esmalte dos dentes libera também endorfinas, substância química natural que faz se sentir bem.

Transtornos psicológicos associados – é quando o individuo com bulimia apresenta transtornos psicológicos adicionais como o de humor e ansiedade.

Anorexia nervosa - é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura.

Este transtorno é cometido por um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal. Podendo abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos para perder peso. As causas exatas da anorexia nervosa são desconhecidas. Vários fatores provavelmente estão envolvidos. Os genes e os hormônios podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento. Atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros também podem estar envolvidas.

A anorexia geralmente tem início durante a adolescência ou no início da fase adulta. É mais comum em mulheres, mas também pode ser vista em homens. O distúrbio é observado principalmente em mulheres brancas com escolaridade alta e que têm família ou personalidade focada em algum objetivo.

Julie: quanto mais magra, melhor – é um quadro de anorexia nervosa. O DSM – IV especifica dois subtiposde anorexia nervosa, como: restritivo, compulsão alimentar acompanhado por purgação.

A anorexia nervosa tem como consequências os vários efeitos na saúde e que se agrava com o passar do tempo. Os anoréxicos começam a reagir negativamente, como resultado de períodos de fome induzida. Em alguns casos, esses períodos para os anoréxicos são muitas das vezes fatais. Para amenizar é importante estar em contato com aqueles que sofrem de sintomas relacionados com o peso.

Tabela DSM 8.2 – Critérios do DSM–IV para anorexia nervosa – descreve os sintomas da anorexia nervosa.

Transtorno psicológicos associados – é a junção de dois ou mais transtornos. Um individuo com anorexia estará presente a bulimia, a ansiedade e o humor.

Transtorno de compulsão alimentar – (TCA) Trata-se de uma síndrome caracterizada por uma grande ingestão de alimento em tempo delimitado, acompanhado por perda de controle sobre o que se come. O diagnóstico é caracterizado por episódios que ocorram pelo menos duas vezes por semana em um período de seis meses, sem comportamento de compensação para evitar ganho de peso (vomitar ou expelir o que se ingeriu).

A compulsão é resultado de um conflito psíquico e de uma luta subjetiva entre duas funções opostas, estando o sujeito impossibilitado de escolher. Age a partir do sofrimento e sua irrefreável repetição. Basicamente, por se tratar de um comportamento compulsivo, os pensamentos ou atos que o sujeito realiza lhe parecem um corpo estranho de uma força incontrolável. São pensamentos ou atos contra qual, normalmente, o sujeito gostaria de lutar. A compulsão alimentar não é a gula, e sim a relação do individuo com o que ele come e com suas emoções.

Estatistica – As pesquisas mostra dados onde a maioria de 90% a 95% dos indivíduos com bulimia são mulheres.

Considerações Transculturais – Nasser (1988), faz uma constatação importante na sua pesquisa, que esses transtornos se desenvolvem em imigrantes que mudam para países ocidentais, tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com