TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Janela de Alma (Percepção)

Por:   •  22/5/2016  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade De Fortaleza – Unifor

Curso: Psicologia

Disciplina: Pratica integrativa 2

Janela da Alma

Percepção: é a função cerebral que consente ao indivíduo constituir, interpretar as admirações sensoriais, e capacidade de captar os estímulos do meio para processamento da informação, passado pelo os órgãos dos sentidos que foram responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral através da visão, olfato, tato, de forma a conferir significado ao espaço envolvente, a partir de um histórico de experiências passadas.

"Nós construímos, pela ótica e pela geometria, o fragmento do mundo cuja imagem pode formar-se a qualquer momento em nossa retina. Tudo aquilo que está fora desse perímetro, não se refletindo em nenhuma superfície sensível, não age sobre nossa visão mais do que a luz em nossos olhos fechados. Deveríamos portanto perceber um segmento de mundo contornado por limites precisos, envolvido por uma zona negra, preenchido sem lacunas por qualidades, apoiado em relações de grandeza determinadas, como as que existem na retina. Ora, a experiência não oferece nada de semelhante e nós nunca compreenderemos, a partir do mundo, o que é um campo visual. Se é possível desenhar um perímetro de visão aproximando pouco a pouco os estímulos laterais do centro, os resultados da mensuração variam de um momento para o outro e nunca se chega a determinar o momento em que um estímulo inicialmente visto deixa de sê-lo. Não é fácil descrever a região que rodeia o campo visual, mas é certo que ela não é nem negra nem cinza. Há ali uma visão indeterminada, uma visão de não sei o que, e se passamos ao limite, aquilo que está atrás de nós não deixa de ter presença visual (Merleau-Ponty. 1994. p. 28-29)

Arnaldo Godoy, deficiente visual, político, com sua visão de mundo que é capaz de se guiar, por meio de sua audição, até então bem mais apurada, para escutar e identificar o local presente por meio de um passeio de carro nas ruas da cidade, que utiliza os outros sentidos para alcançar a sua localização, por dentro da capital de Minas Gerais através da percepção de peculiaridades das ruas da cidade, Toda esta sequência tem início com a atenção mostrando que realmente se aguça os demais sentidos quando, um processo de observação seletiva em que atuam diversos fatores determinantes, tais como os fatores externos e os fatores internos, assim facilitando captação de informações.

Sensação: indica um conhecimento simples que é conviver e produzida graças a uma excitação (pode ocorrer fora do corpo quanto dentro) que acontece sobre um órgão sensorial. Aquela é sentida por um indivíduo quando o estímulo envia sinais para o cérebro através dos nervos. As sensações variam de acordo com a sua intensidade e duração. A capacidade de adaptação que o ser é submetido no caso de adversidades eventuais, no caso, desde a perda gradual da capacidade de se enxergar perfeitamente, até a sua extinção.

“Já era cego quando tirei minhas primeiras fotos, no colégio. Na época, minha irmã tinha comprado uma Zork 6, uma máquina russa… Ela me emprestou a máquina, e tirei algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com