TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Janela Indiscreta

Por:   •  25/11/2018  •  Resenha  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Comentário crítico

filme “Janela Indiscreta” de Alfred Hitchcock

Marcos Vinício José de ALVARENGA

Janela Indiscreta é um filme produzido pelo diretor Alfred Hitchcock e lançado no ano de 1954 com o gênero suspense. O filme conta a história de L.B. Jeffries (Jeff) um fotógrafo investigativo que trabalha em um jornal, mas que por causa de um acidente está com a perna engessada e de repouso em casa, como não tem muita coisa para se fazer em casa ele fica observando o que os seus vizinho fazem até que começa a observar um comportamento estranho em um vizinho e começa suspeitar que ele matou a sua esposa e essa é justamente a trama principal da história.

O Incidente incitante da estória é mostrado logo no início para que a estória possa ter um rumo a seguir, algo importante para o protagonista descobrir. Acontecendo quando o personagem Jeff suspeita ter presenciado um crime e decide se vai investigar ou não pela sua na janela, então o acontecimento do assassinato (polo positivo: você tem que investigar) é o principal incidente e a decisão de investigar é outro incidente só que com menor relevância. Isso tudo leva a crise.

É interessante observar a história de cada vizinho contado pelas suas janelas e como cada um tem sua própria particularidade e isso caracteriza as subtramas da história, são elas: o casal que acabou de se casar, o casal que tem um cachorro e sempre dorme na sacada de sua casa, o músico pianista que para se inspirar recebe a visita de várias mulheres e faz várias festas, a bailarina e a mulher que procura por um marido e tenta se matar. Outra subtrama é a relação de Jeff com sua namorada Lisa, enquanto ela demonstra muito carinho por ela, ele muitas vezes responde ela de um jeito seco, mas a relação dos dois dá um “up” com o desenrolar da história. Lisa demonstra interesse em ajudar Jeff com a investigação e isso leva ao clímax da história.

        O clímax da estória acontece quase no final do filme, assim que Lisa foi pega investigando na casa do vizinho assassino, ele descobre que está sendo investigado e observado por Jeff, nesse momento ele se dirige para a casa de Jeff onde tenta o matar jogando da janela (grande ironia hein), se caracteriza como clímax porque apesenta o final da jornada do protagonista. O clímax chega ao fim quando a polícia detêm o assassino e socorre Jeff que acaba caindo da Janela.

        Jeff conta sobre suas suspeitas para sua enfermeira, sua namorada e seu amigo que é investigador, só que o investigador é o único que “não acredita” e alega que falta provas e as teorias de Jeff eram bastante contraditórias e falha, no final do filme é mostrado que Jeff realmente estava investigando e apenas não queria que Jeff se envolvessem nisso, porque aliás, que graça teria que graça se o filme tivesse mostrado que acreditou em Jeff desde o início e tivesse indo investigar.

Os pontos de virada do filme são quando Jeff acredita ter visto seu vizinho assassinar sua esposa e o segundo é quando o vizinho descobre/percebe que Jeff estava o observando e investigando quando pega Lisa investigando dentro de seu apartamento.

O desfecho do filme tem o clichê do protagonista conseguir provar que estava certo mesmo não tendo certeza que realmente presenciou um crime. A polícia prende o vizinho assassino por ter matado a sua esposa e por tentar matar Jeff e assim o bem venceu. O desfecho cumpre sua função de trazer a harmonia e normalidade de volta para a vizinhança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com