TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  24/11/2015  •  Resenha  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

EXERCICIO DE REVISÃO – SNA E SISTEMA DE RECOMPENSA

NOME: Edirene de Jesus Pereira

  1.  O que você entende por Sistema nervoso autônomo?

R: O sistema nervoso autônomo (SNA) faz parte do Sistema nervoso periférico e é o responsável, entre outras funções, pelo controle das respostas involuntárias, realizadas pela musculatura lisa, musculatura cardíaca e  glândulas exócrinas e permite o aumento da pressão arterial, o aumento da frequência respiratória, os movimentos peristálticos, a excreção de determinadas substâncias, etc

  1.  Em que situações predomina a atividade do SNA simpático? Qual é o neurotransmissor liberado e os principais efeitos desencadeados?

R: SNA simpático é ativada em situações denominadas de “fuga ou luta”, isto é, situações de estresse, medo, ansiedade, atividades físicas, em que o organismo precisa se preparar para uma reação imediata. Nesse momento, há uma liberação maciça de noradrenalina pelos neurônios simpáticos e também de adrenalina pela glândula supra renal.

  1.   Em que situações predomina a atividade do SNA parassimpático? Qual é o neurotransmissor liberado e os principais efeitos desencadeados?

R:SNA parassimpático é ativada em situações de repouso e durante      processos digestivos. Há liberação de acetilcolina pelos neurônios parassimpáticos e atuam em receptores colinérgicos induzindo redução da atividade cardíaca, broncoconstrição, aumento dos movimentos peristálticos e secreções digestórias, entre outros efeitos.

  1.  Descreva a localização do hipotálamo no SNC e suas relações anatômicas com outras áreas importantes

R:O hipotálamo é uma região do encéfalo dos mamíferos, localizado abaixo do tálamo e acima da hipófise (no interior central dos dois hemisférios cerebrais). Ele é uma pequena parte do diencéfalo, sendo considerado uma dos mais importantes estruturas do sistema nervoso central.

  1.  O que vocês entendem por Sistema límbico?

R:O sistema límbico tem formato de anel cortical e é um conjunto de estruturas do cérebro que são responsáveis primordialmente por controlar as emoções e secundariamente participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Localiza-se na parte medial do cérebro dos mamíferos.

  1. O que você entende por sistema de recompensa? Quais são os estímulos que normalmente (fisiologicamente) ativam o sistema de recompensa do cérebro? Qual é o principal neurotransmissor liberado nessas áreas?

R: Os neurônios se organizam em sistemas de neurotransmissão. Os sistemas são especializados em determinadas funções e se integram e interagem com outros sistemas. Dentro de um sistema predomina um neurotransmissor, responsável pela transmissão de informações, tanto para o cérebro, quanto para os órgãos efetuam as ordens provenientes do sistema nervoso central

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com