TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Inclusiva

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

                   

Disciplina:

Fundamentos da Educação Inclusiva

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

Negligência

Conhecida como a fase da exclusão total, onde as sociedades greco-romanas valorizavam a beleza e a perfeição. As pessoas que nasciam com deficiência não iam de acordo com os preceitos padrões com a sociedade, logo, eram abandonadas, perseguidas ou até mesmo mortas. Sendo assim, dizemos que eram totalmente excluídas da sociedade. No Brasil a Fase da Negligência prevaleceu até o ano de 1800.

Institucionalização

Desenvolvida após os primeiros avanços da medicina, pois a deficiência passaria a ser associada à doença, só que visto por muitos como contagiosa ou uma ameaça, fazendo com que as pessoas com deficiência fossem isoladas, normalmente tratadas em instituições (hospitais psiquiátricos ou manicômios). No Brasil, a Fase da Institucionalização teve permanência na sociedade também até o ano de 1800, marcadas pelo descaso com a educação especial.

Criação de serviços educacionais

A partir do século XX, houve iniciativas no atendimento às pessoas com necessidades especiais, principalmente educacionais. Foram criados institutos, escolas e instituições que existem até os dias atuais, onde são referência, oferecendo atendimento especializado. Uma das maiores referência em âmbito internacional é a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que prestam serviços de assistência social sobre a qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando a sociedade.

No Brasil a APAE teve suas atividades iniciadas na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1954.

Atualidade

As propostas são de inclusão total, onde todo o aluno tem direitos iguais, independentemente da situação psicológica educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com