TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt Terapia em Hospitais

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

     Para que possamos compreender saúde e doença na GT, precisamos conceber o homem como um ser-no-mundo, isto é, o homem precisa ser visto como um ser social. Segundo Perls, o homem é um ser que precisa dos outros seres para sobreviver fisicamente, emocionalmente e psicologicamente. “No nível psicológico, o homem necessita de contato com os outros seres humanos, assim como, no nível fisiológico, necessita de comida e bebida”.

     De acordo com Perls e Tenório, o estado natural do indivíduo é de um equilíbrio dinâmico na relação consigo mesmo e na relação com o meio, além de uma tendência a ser uma unidade integrada, que estabelece relação com o outro por meio da fronteira de contato, que funciona como uma membrana semipermeável. Num estado de saúde, o indivíduo é capaz de, através da função ego do Self, discriminar o que é nutritivo, abrindo sua fronteira de contato, e fechando-a quando percebe que algo que está fora é tóxico.

      Com base no estudo teórico a respeito dos conceitos de saúde e doença em

Gestalt Terapia, podemos concluir, então, que:

       Saúde e doença são partes de um mesmo todo, pois embora sejam diferentes e, aparentemente, opostas uma à outra, são momentos ou estados de um mesmo processo. A saúde é o estado em que a pessoa funciona de forma flexível, harmoniosa, seguindo o fluxo natural da vi da, de acordo com o dinamismo do jogo dialético entre as polaridades, que leva à integração do todo e, consequentemente, à mudança deste. O sujeito adoecido é aquele que reprime, nega suas polaridades, que possivelmente, por entrarem em conflito com outras polaridades constitutivas de seu ser, e por gerarem sofrimento, acabam sendo projetadas no mundo, tornando-o hostil, na percepção desta pessoa. O indivíduo passa a fugir do contato com o mundo, sem saber que, desta forma, está fugindo também de si mesmo. A doença surge da ignorância do homem sobre si mesmo, do “desinteresse” por aquilo que Sócrates, sabiamente enunciou a mais de dois mil anos atrás: “Conhece-te a ti mesmo”. Isto quer dizer que nossos conflitos, problemas e sintomas possuem razões para existir, eles têm um sentido, mas que, por ignorância e pela incapacidade de aprendermos com a dor, buscamos silenciar. Dessa forma, o doente “foge” de sua condição holística e dinâmica e fica sofrendo cada vez mais, por conta da intolerância a outro sofrimento que é anterior, que gerou a doença e que traz dentro de si a sabedoria para o crescimento e para a cura.

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

  • B. M. WALDIR, Saúde e Doença em Gestalt Terapia (Brasília, Novembro 2003)

  • POLSTER, E.; POLSTER, M. Gestalt terapia integrada. Tradução: R. B. Rocha. Belo Horizonte: Interlivros. (Trabalho originalmente publicado em 1973), 1979.

  • Matsumoto, Renan Saúde e Doença em Gestalt-terapia, Canal Youtube Fechando a Gestalt. 

  • Simoes, Camila, Noção de saúde e doença na Gestalt-Terapia. (Abril 27, 2016)

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

LAIS CARVALHO MAIA

SAÚDE E DOENÇA NA PERSPECTIVA DA GESTALT-TERAPIA.

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com