TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Avaliação Psicologica

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  2.940 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Segundo Cruz, Guzzo & Pasquali, a produção de documentos psicológicos está no rol de atribuições dos psicólogos, sendo o laudo um desses documentos. O laudo psicológico é um instrumento frequentemente usado como forma sistemática de comunicar os resultados de um processo avaliativo, e pode ser útil aos profissionais de diversas áreas para ajudar na tomada de decisão e/ ou realização de encaminhamentos. Uma vez que as conclusões nele apresentadas podem contribuir para o planejamento de intervenções eficazes, a produção do laudo tem sido considerada uma das expressões da competência do psicólogo. O laudo ou relatório psicológico é um instrumento de natureza e valor científico que descreve situações, condições psicológicas e suas multideterminações investigadas no decorrer do processo de avaliação psicológica. Sua finalidade é relatar o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, estabelecer prognóstico e a evolução do caso, além de orientar, sugerir e/ou solicitar uma proposta terapêutica. A estrutura do laudo é mais complexa do que a das demais modalidades (declaração, atestado psicológico e parecer psicológico), possui cinco itens relacionados à identificação, à descrição da demanda, ao procedimento, à análise e à conclusão.

Espera-se que a elaboração de laudos psicológicos seja orientada por um conjunto de resoluções do CFP que os psicólogos deveriam obrigatoriamente seguir. Sugere-se, na elaboração do laudo, atenção ao conteúdo da mensagem, respeitando a identidade e as características do receptor, isto é, usar terminologia e linguagem adequadas ao seu nível sociocultural, intelectual e emocional, dentre outras. Porém, infelizmente, não é isso o que acontece, como exemplo, tem-se o levantamento de dados obtidos para a realização do artigo que mostra a transgressões justamente a estas resoluções do CFP. È de grande valia destacar fatores que levam os profissionais a tais atitudes, como más condições de trabalho, por exemplo. Mas tendo em vista  a importância de um laudo psicológico e o quanto isso impacta na vida do individuo avaliado; o foco principal deve ser acima de tudo: ética, responsabilidade e compromisso no exercer diário da profissão.

2) Qual a importância Setting e rapport para o início da avaliação psicológica?

  • O Setting consiste em criar um novo espaço entre paciente/terapeuta informando todos os processos a serem feitos

  • Rapport, capacidade  relacional

A avaliação psicológica é um processo complexo e multifacetado. A experiência ensina que o processo de avaliação começa muito antes de o sujeito ser apresentado à primeira situação de avaliação. O Rapport é classificado como primeira sintonia ou acolhimento do profissional com o paciente de forma natural e não forçada, essa acolhida facilita a relação pessoal entre eles, possibilitando laços de confiança. Além disso, essa aliança terapêutica abre portas para facilitar a comunicação, o respeito e consequentemente as mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com