TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JEAN PIAGET E OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  8/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  4 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1.

OBJETIVO        2

2. INTRODUÇÃO        3

3. DESENVOLVIMENTO        4

3.1 QUEM FOI JEAN PIAGET        4

3.2 TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET        4

4. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO         6

4.1. ESTÁGIO SENSÓRIO MOTOR        6

4.2. ESTÁGIO PRÉ OPERATÓRIO        7

4.3. ESTÁGIO OPERATÓRIO CONCRETO        9

4.4. ESTÁGIO OPERATÓRIO FORMAL        11

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        14

7. ANEXOS        16


  1. OBJETIVO

O objetivo do trabalho a seguir é descrever os estágios do desenvolvimento de acordo com Jean Piaget, que formulou uma teoria que descreve como crianças e adolescentes desenvolvem o pensamento e o conhecimento humano.

Os estágios do desenvolvimento psicológico caracterizam-se como um desenvolvimento do saber. Os quatro estágios do desenvolvimento logico que serão abordados são: o estágio sensório-motor, de 0 a aproximadamente 18 ou 24 meses, o estágio pré-operatório, aproximadamente de 2 a 6 ou 7 anos, o estágio operatório-concreto, de cerca de 7 até aproximadamente 11 ou 12 anos e o estágio formal, a partir de 11 ou 12 anos.

Piaget descreve a construção e desconstrução do pensamento através dos processos de assimilação e acomodação, onde sua estrutura vai se formando através desses estágios.


2. INTRODUÇÃO

Esse trabalho nos remete a importância que Jean Piaget tem para a Psicologia do Construtivismo com suas teorias a respeito dos estágios de desenvolvimento. Piaget, Suíço, foi psicólogo, psicanalista, biólogo e filosofo. Fez muitas viagens para adquirir e transmitir conhecimento, mas somente quando voltou para Suíça iniciou o seu trabalho com desenvolvimento infantil, criando a teoria do desenvolvimento.

Para Piaget as crianças se desenvolvem com construção e reconstrução de pensamentos praticando assimilação, acomodação e equilibração sendo dividas por estágios classificados de acordo com a idade.

Os estágios são: sensório-motor: criança de 0 a 2 anos, pré-operatório: criança de 2 a 7 anos, operatório concreto: de 7 a 12 anos e operação formal: crianças de 12 anos em diante.

O trabalho irá mostrar os estágios e subestádios de desenvolvimento, de acordo com Piaget, quais as características de mudança desses estágios, o que a criança desenvolve e como podemos identificar a teoria em crianças a serem analisadas.


3. DESENVOLVIMENTO

3.1. QUEM FOI JEAN PIAGET?

Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896. Foi convidado a trabalhar no Museu de História Natural. Esse breve estudo - a Malacologia é considerada o início de sua bela carreira. Formou-se na Universidade de Neuchâtel em Biologia e Filosofia.

Em Zurique estudou Psicologia e Psicanálise, e trabalhou como psiquiatra nas clínicas de Lipps, Wurschner e Bleuler. Através dessa experiência, passou a combinar a Psicologia Experimental e utilizou métodos informais da Psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Piaget voltou para a Suíça e tornou-se diretor no Instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra. Nessa fase iniciou o maior trabalho de sua vida. Observar crianças. Buscando fundamentos para a construção de sua teoria. É esse trabalho que motiva a realizar pesquisas na área da Psicologia do Desenvolvimento.

3.2. TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DE JEAN PIAGET

Segundo Piaget, a criança aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas. Esta construção do pensamento, Piaget separou em estágios: Estágio sensório-motor, Estágio Simbólico e Estágio Conceptual (operatório-formal).

Para Piaget, a função da inteligência é ajudar a adaptação ao ambiente. De acordo com seu foco na adaptação, acreditava que o desenvolvimento cognitivo era acompanhado de respostas cada vez mais complexas ao ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (352.2 Kb)   docx (228.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com