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Lacam sua vida

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

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Universidade Ceuma

Michelle de Fátima Chaves Silva

CPD 40743

TURMA 150431

Antropologia

São Luis

2016

1) Explique a diferença entre cultura material e cultura imaterial e dê exemplos?

R – a cultura material são coisas, objetos que se pode pegar, como em antiquários (Ex: tapete, livros, jóias) e também têm as pirâmides, castelos, torres de outras culturas.

A cultura imaterial seria então tradições como os costumes de cada povo e região que fazem parte de sua cultura imaterial. Na região do nordeste mais precisamente no Maranhão, temos como exemplo de cultural imaterial o tambor de crioula o bumba meu boi entre outros.

2) Com base na leitura de Rocha (1994, p. 7-22) e Presotto (2010, p. 54-55), explique no que consiste o Etnocentrismo e a Relativização cultural de dê exemplo de cada um.

R - O Etnocentrismo trata-se de uma visão que toma a cultura do outro como algo menor, sem valor, errado. A visão etnocêntrica considera a lógica de funcionamento de outra cultura. A herança cultural que recebemos e nossos pais e antepassados contribui para isso, pois nos condiciona ao mesmo tempo em que nos educa. O Etnocentrismo é uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar brasileira. Em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos acostumados aqui a comer um pastel ou pipoca.

A relativização ela se opõe ao Etnocentrismo, pois ela propõe que uma cultura deve ser observada e avaliada através de seus próprios valores, levando em conta o seu desenvolvimento histórico e cultural, não é superior as outras e sim uma relação capaz de ter um fim ou transformação. Exemplo: ao entrar em contato com outra cultura, deve-se respeitar os valores de uma tribo que não aceita bebês com deficiência, assassinando-os.  

3) De acordo com DaMatta (2009, p. 106) “Na historia da Antropologia existem portanto como que duas vertentes analíticas claramente visíveis. A primeira esta representada pelo evolucionismo, onde existe uma perspectiva totalizadora, uma sociedade tomada sempre como ponto de referência indiscutível e uma teoria histórica que permite alinhavar todos os costumes em termos de valores muito importantes ao sistema ocidental. O segundo paradigma, representado pelo funcionalismo, mostra uma tendência aposta. Aqui, trata-se de desenvolver  uma visão parcial, mas extremamente  acurada da operação das sociedades humanas.” Sendo assim, como base na leitura de DaMatta  (2009, p. 106) e Presotto (2010, p.263-267 e p. 275-278), diga quais são os pressupostos básicos do Evolucionismo e do Funcionalismo.

R – Pressupostos básicos do Evolucionismo com uma única mentalidade capaz de gerar um único caminho de desenvolvimento possível para a sociedade humana e que os costumes tem uma origem, uma substancia, um individualidade e, evidentemente, um fim. O método comparativo surge considerando a igualdade geral da natureza humana. As idéias da sociedade deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes.

Pressupostos básicos do Funcionalismo trata-se de modo pelo qual essas doutrinas enquadram as diferenças entre os homens, ou seja, o modo pensar as diferenças evolucionista é pela redução da diferença espacial. Então surgiu a possibilidade de estudar a sociedade como um sistema coerente integrado de relações sociais. Um sentido básico do termo funcionalismo tem a ver com funcionalidade do sentido de que nada num sistema ocorre ao acaso ou esta definitivamente errada ou deslocado.

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