TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÂMINA DE FACES PARALELAS E PRISMAS

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

                                              UNIGRAN CAPITAL

                                    JULIANA DA CRUZ GARCIA

                                          JULIANA TEIXEIRA

                              RAFAEL CAMARGO DANTAS LAMIN

    CULTURA – UMA VISAO ANTROPOLOGICA POR MERCIO PEREIRA

                                Campo Grande, 14 de março de 2013.

                                              UNIGRAN CAPITAL

                                   

    CULTURA – UMA VISAO ANTROPOLOGICA POR MERCIO PEREIRA

                                                                     Professor Orientador: Sergio Moura

                                Campo Grande, 14 de março de 2013.

INTRODUÇÃO

     A visão antropológica do autor Mercio Pereira nos transcreve uma definição de cultura que possui uma estrutura de conjuntos de ideias que são responsáveis por agregação e compartilhamento de conhecimentos. O texto a seguir relata de maneira clara e coesiva a ideia proposta pelo autor.

RESUMO.

       Em 1871 o inglês Edward Tylor definiu formalmente cultura dizendo:

  “cultura [...] é todo o complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

        Para a antropologia cultural, pensar representa o sistema ideológico da cultura, o conjunto de ideias, a lógica e a filosofia que são inerentes na cultura, assim como a criatividade, a própria língua e o uso que se faz dela, a cultura é uma estrutura que coordena um jeito de pensar, mas ao mesmo tempo é ela que lhe dá oportunidade de ser diferente.

       Nesta visão o individuo e o coletivo são vistos de formas distintas, cada um com sua própria lógica, sendo que o coletivo só pode ser percebido quando há ações padronizadas e previsíveis, uma existe em função da outra.

      Em contra partida no Behaviorismo o coletivo só existe em consequência da realidade do individuo, já os funcionalistas defendem a proposição de que a sociedade é como um organismo onde tudo está integrado e tem uma função. Na escola estruturalista francesa a tese defendida era que o individuo é mera representação da dinâmica do coletivo.

      Culturalmente também podemos encontrar a visão do “absoluto”, ou seja, o que não se pode ver ou tocar, só se pode crer na existência, como por exemplo, Deus. Não podemos vê-Lo ou toca-Lo, mas cremos nessa figura exposta culturalmente a anos num contexto cristão que O define como o Criador do Mundo. Nesta mesma concepção, reproduzir-se é da essência da cultura, seja mudando ou conservando. Cada cultura tem um ritmo próprio de reprodução, de conservar ou não, e esses ritmos caso forem alterados correm o risco de perderem estabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com