TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODULO 1 AO 4 - ANTROPOLOGIA E CULTURA

Por:   •  23/8/2021  •  Resenha  •  9.116 Palavras (37 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE PAULISTA

LANA MARIA PEREIRA - C665AF-4

QUESTÕES: MÓDULO 01 AO 04

São José do Rio Preto

2020/01

UNIP – Universidade Paulista

Psicologia

1º BIMESTRE – ANTROPOLOGIA E CULTURA

Módulo 1 - O CONCEITO DE ANTROPOLOGIA E AS ESCOLAS ANTROPOLÓGICAS

Exercício 1: Edward Tylor foi um precursor na ciência Antropológica, sobre as teorias desse importante autor leia as assertivas e depois assinale a alternativa correta:

Alternativa: C - Para o autor a cultura é algo adquirido e, portanto não é algo inato. 

Justificativa: Para Edward Tylor no final do século XIX, definiu cultura como um conjunto complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, leis, moral, costumes e todas as capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.

Exercício 2: Geertz é um dos principais teórico da Antropologia. Sobre esse autor assinale a alternativa correta:

Alternativa: A - Para o autor a “Cultura é um sistema simbólico, característica fundamental e comum da humanidade de atribuir, de forma sistemática, racional e estruturada, significados e sentidos às coisas do mundo”.

Justificativa: Geertz faz afirmativas que sabemos que todas as culturas dependem da criação de símbolos para a nossa comunicação e compreensão do mundo que nos cerca, sendo assim, apesar dos símbolos serem próprios a cada cultura, alguns símbolos atualmente são encontrados em muitas culturas diferentes, isso é consequência principalmente da circulação de bens no mercado e das trocas culturais entre diferentes povos.

Exercício 5: O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada, que leva a considerar e a julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica [...]. Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão e intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo” (WILLEMS, E. Dicionário de sociologia. Porto Alegre: Globo, 1970. p. 125). 

Com base no texto, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:

Alternativa: A - A existência de culturas subdesenvolvidas se relaciona à presença, em sua formação, de etnias de tipo não civilizado.

Justificativa: A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado. Deste modo, para ser mais exato, o etnocentrismo parte do desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, promovendo assim um profundo desrespeito e intolerância por outras pessoas e culturas diferentes.

Exercício 6: A percepção das diferenças entre as culturas existentes no século XIX levou os europeus a interpretar tal diversidade como se existissem estágios diferentes de evolução humana. Desse modo, as sociedades indígenas poderiam ser classificadas no estágio de selvageria; os reinos africanos seriam classificados no estágio de barbárie; a Europa seria classificada no estágio de civilização, pois já teria passado por aqueles outros estágios. Essa interpretação sobre a diversidade de comportamentos existentes entre os diferentes povos foi denominada:

Alternativa: A – Evolucionismo.

Justificativa: Que é a teoria que defende o processo de evolução das espécies de seres vivos, através de modificações lentas e progressivas consoantes ao ambiente em que habitam. Um dos maiores nomes do Evolucionismo foi o naturalista britânico Charles Darwin, que desenvolveu no século XIX um conjunto de estudos que deram origem ao Darwinismo, teoria tida como sinônimo do Evolucionismo, consagrando-se como o pai da Teoria da Evolução.

Módulo 2 - A ANTROPOLOGIA NA ATUALIDADE E O EXERCÍCIO ETNOGRÁFICO

Exercício 2: Quanto a etnografia surge no final do século XIX, inaugura uma nova fase nos estudos antropológicos sobre cultura.  Neste momento qual era o objeto central e quem iniciou este método de trabalho? Assinale abaixo  a alternativa que melhor responde esta pergunta:

Alternativa: D - A etnografia é encontrada inicialmente nos relatos de viagens, o objetivo era descrever os povos “exóticos” e eram eitos por missionários, comerciantes, exploradores, militares, dentre outros.

Justificativa: Foi o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato intersubjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma aldeia indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico será feito.

Exercício 4: -  “...é o estudo do homem por meio de vestígios materiais enterrados no solo (ossadas, mas também quaisquer marcas da atividade humana. Seu projeto, que se liga à arqueologia, visa reconstituir as sociedades desaparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas”. (LAPLANTINE, Francois. Aprender Arqueologia. São Paulo: Brasiliense, 2007, p. 17). O texto citado se refere aos campos de atuação da(do):

 Alternativa: A – Antropologia pré-histórica

Justificativa: O ser humano é movido por grandes descobertas, mas não só as invenções tecnológicas ocupam a sabedoria do homem, que também se aplica aos estudos da humanidade e de si próprio como um todo, tema de conhecimento da Antropologia, dividindo essa ciência em duas vertentes; a Antropologia Biológica e a Antropologia Cultural. Sendo que cada uma delas defende teses e conhecimentos de maneira diferenciada, focando um aspecto de ser e viver do ser humano, de acordo com o tempo, a vida em sociedade e a cultura.

Módulo 3 - AS NOÇÕES ANTROPOLÓGICAS DE CULTURA E AS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS

Exercício 1: Leia o texto abaixo: 

Na grande sala de estar em que Copacabana se torna no dia 31 de dezembro, o clima é de franca confraternização, a paquera rola solta entre as tantas cores de pele e há espaço e tempo para beijos e afagos até entre desconhecidos. Mas, pensando bem, esses não existem: os conhecidos se reconhecem, e os desconhecidos passam a se conhecer.
O Réveillon do Rio é o mais criativo, divertido e seguro do mundo-pelas horas seguintes, e até de manhã, considerando-se a quantidade de gente bebendo, praticamente nem uma briga, nem uma carteira batida e, que decepção, nem uma bala perdida! (O que dirão turistas encantados pela lenda de que o Rio é um tiroteio permanente?) Mas esta é a verdade: se alguém ali estiver sujeito a morrer de alguma coisa, só se for de amores. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.9 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com