TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanismos de Defesa

Por:   •  16/5/2018  •  Resenha  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 15

MECANISMO DE DEFESA

Roberto Andersen

Introdução

Em todas as oportunidades que tive na observação do comportamento humano, a característica que me pareceu mais interessante foi a da utilização dos mecanismos de defesa.

Tais observações regressam muito no tempo, coletando dados desde a época do início da vida escolar, em escolas particulares, onde algumas crianças, ainda pré-adolescentes, já mostravam alguns sinais de procedimentos de defesa, tanto exagerando qualidades para esconder defeitos, como procurando dar ênfase às limitações de algum colega com a intenção, mesmo inconsciente, de ignorar os seus próprios problemas.

Os colegas das escolas públicas secundárias já constituíram material mais bem elaborado, já que a idade média dos treze e quatorze anos começava a exigir desses adolescentes um procedimento social mais difícil, principalmente em relação ao sexo oposto, onde começava a pesar a sua formação psico-sexual.

O material mais farto para as observações foi obtido nos anos seguintes, com a convivência, vinte e quatro horas por dia, com inúmeros colegas das mais diversas procedências e formações, em internato militar de formação acadêmica.

Não posso negar que tal fase foi a mais rica em material analisável, embora muitas das conclusões tenham sido enriquecidas pelos períodos posteriores, em países estrangeiros, principalmente a Austrália e Grã-Bretanha, onde o conhecimento de outros povos e culturas possibilitou uma diferenciação da amostragem e facilitou a descoberta de semelhanças e algumas grandes diferenças.

O universo observado na Austrália foi limitado a três cidades, Adelaide, Elisabeth e Melbourne e mostrou um sentimento grande de realidade, onde a maioria das pessoas se mostrava sem rodeios ou dissimulações, parecendo uma situação de honestidade para consigo mesmo, diferente do que havia sido observado em no Brasil.

Na Grã-Bretanha, entretanto, as dissimulações apareciam constantemente, sendo freqüentemente encontrados procedimentos exteriorizados, deixando bem claro a evidência de alguma forte repressão em seus verdadeiros sentimentos.

Em grande parte dos casos, quando esses mecanismos pareciam ser constituídos de "defesas ineficazes", percebia-se a dificuldade em sua dissimulação, ficando evidente para um observador mais atento e, portanto, fácil para o processo de identificação executado pelo analista.

Nos casos que identifiquei como "defesas bem sucedidas" a dissimulação era mais eficiente, dificultando a identificação da neurose. Entretanto, como tais mecanismos "geram a cessação daquilo que se rejeita"(Fenichel, 1997, pág.131), a falha na identificação pouca importância terá para o paciente, já que praticamente resolvem-se por si mesmas, independente da ajuda externa.

 

Como funcionam os mecanismos de defesa

Os mecanismos de defesa podem ser considerados eficazes, quando conseguem eliminar o fato rejeitado; ou ineficazes, quando nunca o eliminam, perpetuando assim as ações defensivas do indivíduo.

Se a defesa foi eficaz, raramente haverá uma neurose de muita importância a ser tratada.

Entretanto, quando uma defesa é caracterizada pela necessidade permanente de comportamentos substitutivos para evitar que o objeto verdadeiro do instinto apareça, ela não é uma defesa eficaz, pois necessita de ação permanente do indivíduo mais em busca de um auto-convencimento do que do convencimento da própria sociedade, e esse comportamento é um comportamento neurótico que deve ser tratado.

Sublimação

Existe o impulso original em busca de uma determinada finalidade ou de um determinado objeto.

A satisfação desse instinto está em desacordo com os padrões morais, éticos ou comportamentais do grupo ao qual pertence o indivíduo e ele tem consciência disso.

Sua conduta, a partir daí, poderá assumir diversos caminhos e, a depender desse caminho haverá o aparecimento, ou não, de um aspecto neurótico a ser tratado.

Se o indivíduo dá vazão a seus instintos, dificilmente apresentará problemas de neuroses, mas pode estar indo de encontro à sociedade na qual está inserido e, se seu comportamento estiver em desacordo com o padrão dessa sociedade, esse indivíduo estará causando problemas que podem ser interpretados, inclusive, como desvios de caráter, de personalidade ou problemas mentais.

Sabendo da discrepância entre seus instintos e a conduta determinada pela sociedade, o indivíduo pode adotar uma conduta de substituição de objetos ou finalidades.

Se o indivíduo consegue substituir essa finalidade ou esse objeto por outro, desde que essa transformação lhe traga uma satisfação pessoal bastante agradável, existe a possibilidade de descarregar todos os seus impulsos anteriores nesse novo ideal, pois haverá a geração de satisfação plena, o que acabará por anular, a longo prazo, o objeto anterior.

Nesses casos a neurose reduz-se a níveis tão insignificantes que pode ser desprezada, podendo ser considerada uma sublimação com êxito.

Esse êxito proveniente da sublimação se dá quando:

a) há inibição do objetivo;

b) consegue-se sua dessexualização;

c) o instinto é totalmente absorvido em suas seqüelas;

d) há alteração dentro do ego.

A grande força da sublimação, quando ela se limita a inibição do objetivo, é que a ação desse indivíduo continuará existindo, com a diferença de que o seu instinto estará dessexualizado e subordinado ao ego reorganizado.

"É possível ver precursores das sublimações em certas brincadeiras infantis, nas quais os desejos sexuais se satisfazem por uma forma dessexualizada em seguida a certa distorção da finalidade ou do objeto; e as identificações também são decisivas neste tipo de brincadeiras." (Fenichel, 1997 , pág. 132)

Isso valoriza os próprios instintos do indivíduo, transformando-os de amorais ou inadequados a morais, adequados e até elogiáveis, em alguns casos, trazendo uma sensação de satisfação plena que, naturalmente eliminará qualquer vestígio de problemas neuróticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com