TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociência: Tálamo

Por:   •  18/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                   [pic 1]

                              UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)

                              INSTITUTO DE PSICOLOGIA (IP)

                              Disciplina: Neurociência II.

                              Docente: Dr Raner Miguel Ferreira Póvoa.

                              Discente: Iziany Ester dos Santos Barros.

1. Descreva, por meio de uma pesquisa, as principais substâncias tóxicas que afetam o SNA e explique seus respectivos mecanismos de ação. Por exemplo, os venenos, agrotóxicos, etc.

R=         Os agrotóxicos são largamente utilizados no mundo todo, notadamente nos países menos desenvolvidos. A OMS (1990) estima que ocorram no mundo cerca de três milhões de intoxicações agudas por agrotóxicos com 220 mil mortes por ano, os inseticidas organofosforados (OF) e carbamatos (CARB) possuem grandes graus de intoxicação, os inseticidas OF ligam-se ao centro esterásico da acetilcolinesterase (AChe), impossibilitando-a de exercer sua função de hidrolisar o neurotransmissor acetilcolina em colina e ácido acético. Os inseticidas CARB agem de modo semelhante aos OF, mas formam um complexo menos estável com a colinesterase, permitindo a recuperação da enzima mais rapidamente. A AChe está presente no sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP) e também nos eritrócitos. Inativa a acetilcolina, responsável pela transmissão do impulso nervoso no SNC, nas fibras pré-ganglionares, simpáticas e parassimpáticas e na placa mioneural.

2. Como funciona o mecanismo do estresse? Descreva, envolvendo as estruturas e vias envolvidas e o eixo HPA.

R=         O conceito de estresse foi apresentado inicialmente por Hans Selye em 1936, tendo havido posteriormente um crescente interesse dos pesquisadores quanto à identificação dos agentes estressores, bem como dos eventos fisiológicos envolvidos na resposta ao estresse. Dessa forma o estresse é comumente definido como uma condição ou estado em que a homeostase do organismo é perturbada, como resultado de estímulos estressores. É uma constelação de eventos, envolvendo a participação de diferentes sistemas do organismo em resposta a agentes estressores. Ele denominou como Síndrome Geral da Adaptação (SGA) a soma de todas as reações sistemáticas não específicas que surgem em resposta a uma longa e contínua exposição ao estressor, sendo divididas em três fases: 1)Alarme: nela são experimentadas sensações características da alteração do equilíbrio interna do organismo no qual ele percebe o estímulo estressante; 2)Resistência: consiste na tentativa de adaptação do organismo frente ao estímulo; 3) Descompensação ou exaustão: advém do esgotamento dos recursos adaptativos, levando o indivíduo à exaustão.

O eixo HPA envolvido na ativação da resposta ao estresse, assim  a resposta do organismo ao estresse está associada à sua ativação, acarretando mudanças nas concentrações de vários mediadores relacionados ao estresse, sua ativação inicia-se através dos impulsos nervosos originários do estresse que são transmitidos para o hipotálamo. O hipotálamo, por sua vez, secreta o CRH, o qual passa pelo sistema porta hipotálamo-hipofisário, chegando até a hipófise anterior. Neste local, o CRH induz a secreção do ACTH, que flui pela corrente sanguínea até o córtex da adrenal, induzindo a secreção de glicocorticóides como o cortisol e aldosterona, nem sempre os níveis de ACTH e de glicocorticóides encontram se elevados durante o estresse, observa-se  que animais submetidos a estresse crônico apresentaram menor concentração de ACTH liberado do que de corticosterona. Embora a produção de glicocorticóides seja estimulada através da liberação de ACTH, estudos sugerem que sua produção também pode ser modulada por mecanismos ACTH-independentes.

3. Qual é a relação entre o fisiologista Claude Bernard e a concepção de um sistema nervoso autônomo?

R=         O SNA, também referido como sistema nervoso visceral, vegetativo ou automático, tem as funções de manter estável o organismo frente às necessidades de adaptação aos meios internos e externos. Uma vez que o organismo é tal qual uma máquina, que funciona continuamente, para a sobrevivência, há uma necessidade de manter constantes as condições internas, mesmo sob fortes variações do meio externo. Isso é conhecido como Homeostasia, conceito criado pelo fisiologista francês Claude Bernard (1813-1878) e se refere a essa permanente tendência do organismo de manter a constância do meio interno. Ele observou que a composição química do fluido corporal no qual as células vivem é, em geral, bastante estável, variando apenas dentro de uma faixa limitada, independentemente de quanto sejam grandes as mudanças no meio que envolve o organismo. A esse ambiente estável deu em 1865 o nome de milieu intèrieur, ou meio interno, expressão que é usada ainda hoje. Ao que se sabe Claude Bernard foi o primeiro a perceber que o equilíbrio químico do corpo pode ser controlado pelo sistema nervoso, a homeostasia se aperfeiçoou bastante durante a evolução, permitindo um grau de independência, cada vez maior, dos animais, em relação ao meio externo em que vivem. A manutenção desse frágil equilíbrio é coordenada por regiões do sistema nervoso especialmente dedicado a isso. A rede que controla o organismo, do ponto de vista da homeostasia, é o SNA. Esse sistema ajuda a controlar a pressão arterial, a motilidade e a secreção gastrintestinal, a emissão urinária, a sudorese, a temperatura corporal e muitas outras atividades, sendo que algumas são regidas quase que totalmente pelo sistema nervoso autônomo, e outras só parcialmente.

4. Explique a hipótese estresse/diáteses, e como ela funciona no desenvolvimento de psicopatologia da ansiedade?

R=        O modelo de stress de diátese é o modelo de emergência de doenças mentais, segundo o qual algumas pessoas são mais vulneráveis ​​à doença por terem fraqueza genética ou adquirida, tornando-as mais propensas a doenças mentais, a propensão (diátese), juntamente com uma situação estressante, produz sintomas psicóticos, baseia-se na postulação da necessidade, além do desencadeante, de uma condição especial predisposta, em conjunção com a qual o gatilho e o estressor mental iniciam o desdobramento do processo psicopatológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com