TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurocognitivo Comportamental com Enfase em Crenças Religiosas

Por:   •  15/4/2020  •  Bibliografia  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

ERNANI SANTOS DE OLIVEIRA FILHO

LUDIMILA OLIVEIRA ALVES CERQUEIRA

NOELI DE SANTANA LEITE

COMPORTAMENTALNEUROCOGNITIVO COM ÊNFASE EM CRENÇAS RELIGIOSAS

Feira de Santana

                2016

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

ERNANI SANTOS DE OLIVEIRA FILHO

LUDIMILA OLIVEIRA ALVES CERQUEIRA

NOELI DE SANTANA LEITE

COMPORTAMENTALNEUROCOGNITIVO COM ÊNFASE EM CRENÇAS RELIGIOSAS

Anteprojeto solicitado pela Profª. Me.Bianka Sousa Martins Silva,como requisito de avaliação da disciplina Metodologia do trabalho científico no curso de graduação em psicologia da Faculdade Anísio Teixeira.

Feira de Santana

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PROBLEMA        5

3.        JUSTIFICATICA DO TEMA        6

4.        OBJETIVO GERAL        7

5.        RELEVÂNCIA SOCIAL        8

6.        REVISÃO COMENTADA        9

7.        HIPOTÉSE        11

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

O tema aborda conceitos de como identificar e solucionar problemas relacionados ao comportamento compulsivo e obsessivo que se desenvolve através de crenças estabelecidas pela religião.

  1. PROBLEMA

O tema aborda conceitos de: Como identificar e solucionar problemas relacionados ao comportamento compulsivo e obsessivo que se desenvolve através de crenças estabelecidas por religiões no município de Feira de Santana-BA no ano de 2016?

  1. JUSTIFICATICA DO TEMA

A relevância de estudar o modelo cognitivo é desenvolver procedimentos que melhore a qualidade de vida da pessoa, e tem como estudo os pensamentos disfuncionais, sem base integral na realidade que influenciam de forma significativa o humor e o comportamento do indivíduo. É interessante notar que a intensidade dos sentimentos depende em grande parte da forma como a situação é avaliada. Uma análise parcial da realidade gera sentimentos desproporcionais ou inapropriados para lidar com a situação e criar uma solução alternativa. Há evidências mostrando que as pessoas se tornam ainda mais religiosas quando estão doentes, tanto físicas como mentalmente. Em situações de alto estresse psicológico, a religião é freqüentemente usada para auxiliar a lidar com ou se adaptar a situações de sofrimento.(BeckAT1979)

  1. OBJETIVO GERAL

Interpretar a prevalência de crenças e atividades religiosas entre pessoas não-psicóticas,compreender os fatores históricos que têm contribuído para a barreira que separa religião de estudos psicológicos na atualidade, analisando sobre a prevalência de delírios religiosos em pacientes com esquizofrenia, transtorno bipolar e outros transtornos mentais graves, discutir como os clínicos podem distinguir o envolvimento religioso patológico do não-patológico, tendo como instrumento de tratamento a terapia racional e a terapia cognitiva da pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo emotiva desenvolvida por Ellis.(Ellis A.1962)

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Abranger ao enfoque do comportamento, a socialização pode direcionar para uma aprendizagem de hábitos na interação de um com o outro transmitindo conhecimentos e também informação da qual pode desencadear possíveis problemas Neurocognitivos.
  • Apreciar o trabalho Neurocognitivojustifica-se em função da importância para a relevância dos neurônios na área cognitiva no treinamento comportamental na construção de hábitos que leva o paciente a ter o controle sobre fatores que antes lhe causavam impotência na resolução do seu problema.

  • Apresentar o conteúdo, o foco da terapia-neurocognitiva é estabelecer metas realistas para que o paciente possa reverter a situação, seja através da busca de novas alternativas, bem como da análise do que ele precisa fazer no momento para superar as dificuldades reais que se apresentam.
  1. RELEVÂNCIA SOCIAL

O Anteprojeto na área Neurocognitiva comportamental veio informar à necessidade de ter uma vertente de estudo voltada ao comportamento do meio social que analisa a percepção de visão do mundo que outras pessoas de culturas e crenças diferentes vêm a demonstrar, se tem algum problema relacionado com uma possível depressão ou distúrbio das faculdades mentais do ser humano em uma sociedade totalmente diferente da qual ele vivenciou e que possivelmente pode desenvolver possíveis problemas com a sua rotina de vida, tirando uma base na neurociência no sentido dos neurônios, de como influenciam o se comportar e se relacionar com acontecimentos diferentes de sua rotina veio a idéia de ter um estudo relacionado a essa transição, que para a sociedade vai haver uma grande conscientização e uma possível prevenção de aparecimento de sintomas ligado a crenças religiosas e hábitos de vida diferentes que vem a desencadear uma possível depressão ou distúrbio psicológico.

 É Fundamental salientar que o receptor tenha a capacidade de dissociar as situações e fazer assimilações com a sua experiência de vida logo passa a entender a diferenciar a sua cultura com a dos outros, podem ocorrer erros cognitivos que são padrões de respostas que perpetuam os pensamentos automáticos e as crenças que os geraram.( Krahenhofer F.2005)

  1. REVISÃO COMENTADA

A Terapia Cognitivo-Comportamental trabalha com a reeducação de pensamentos e de crenças disfuncionais. O paciente aprende que seu sistema de crenças é que causa seus estados de humor. Por exemplo, um mesmo acontecimento desagradável para duas pessoas diferentes acarretará diferentes reações e sentimentos. Uma pode se afundar a partir de um evento e a outra pode sair do fato fortalecido. Portanto, são as crenças, mais do que os eventos que originam as emoções. Vejamos: Fato/Evento à Interpretação/Crenças à Reação/Emoção/Estado de Humor.(Neeleman J, 1993)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com