TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Abandono Escolar no Brasil

Por:   •  19/9/2018  •  Ensaio  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Abandono escolar no brasil

                                                                          Pedro Henrique Gomes Freire de Souza

                                                                                                                                                       01235922

                                                                                                                                                      Psicologia

Problema de pesquisa: Por que tantos jovens abandonam a escola antes mesmo de se formar

Hipótese: A falta de atrativos na escola.

Objetivo geral: Analisar os motivos que levam o aluno a abandonar a escola.

Objetivos específicos:

Entender as dificuldades para se estar na escola

Entender a situação vivida pelo jovem em especifico

Procurar entender o pensamento do jovem e das pessoas que o cercam

O abandono escolar é um problema que vem ocorrendo a muito tempo no brasil, vai do ensino básico ao médio, um levantamento do governo federal mostra que 12,7% e 12,1% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do ensino médio abandonaram os estudos entre os anos de 2014 e 2015, logo atrás vem o ensino fundamental, no 9º ano a taxa 7,7% de abandono. Estudos revelam que esse abandono escolar se dá por diversos fatores como o acesso limitado que muitos alunos tem para chegar a escola, como é exemplo muitos locais do norte e nordeste em que a criança passa horas para chegar em uma localidade que muitas vezes pela própria infraestrutura não da suporte para alimentação, livros para o estudo e acaba desmotivando o aluno, pois se torna uma luta sem sentido todos os dias. Outro motivo também é o ensino que por seguir uma tática rígida acaba não tendo atrativos de acordo com a realidade vivida pelo aluno, aulas monótonas desmotivam os alunos, e muitas vezes um aluno com grande potencial acaba desistindo por não se sentir capaz ou inferior aos outros, simplesmente por que o sistema não permite ele conseguir desenvolver seus pontos fortes, habilidades, etc. É preciso uma flexibilidade no sistema de ensino, atrativos, pois pela realidade vivida financeiramente ou culturalmente, quando chegam na adolescência eles saem da escola para tentar conseguir emprego por causa da família que precisa do dinheiro ou por causa do senso comum da localidade que geralmente falam: “vá procurar emprego que você ganha mais, escola só é perca de tempo”. É preciso oferecer um plano de aula atrativo referente a localidade dos alunos, professores preparados para lidar com a individualidade de cada um para descobrirem os pontos fracos e fortes, escolar melhor estruturadas para atender alunos de localidades distantes e acolhe-los mostrando que o caminho para uma vida melhor é através do estudo, oferecendo ensino técnico para que assim motivar terminar o ensino médio e já sair com uma profissão, etc.

Referências:

EVASÃO ESCOLAR: AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO EVITAR. Geekie, 2015. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/evasao-escolar-as-principais-causas-e-como-evitar/>. Acesso em: 16 mar. 2017.

Evasão escolar no ensino médio alcança 11% do total de alunos, apontam dados do Censo. G1, 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/educacao/noticia/abandono-no-ensino-medio-alcanca-11-do-total-de-alunos-apontam-dados-do-censo-escolar.ghtml>. Acesso em: 16 mar. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com