TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abandono Escolar

Por:   •  1/9/2019  •  Dissertação  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

 DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

PROFESSOR: IGOR GADIOLI

JOSÉ JEFERSON DE SANTANA SOARES

ARTIGO SOBRE

 ABANDONO ESCOLAR NO BRASIL

 

Setembro/2014

Abandono Escolar no Brasil

Muitos jovens e adultos abandonaram o estudo para se dedicar ao trabalho e na sobrevivência da família. Altos índices desse abandono fazem despertar a curiosidade de saber por que muitos jovens e adultos abandonaram a escola.

A educação é visto como o maior passo para ter uma vida de sucesso, segundo Castro (2009, pag.674), ''A educação, tendo como uma de suas formas de atuação mais importantes a escolarização, é um fator capaz de desenvolver nos indivíduos suas potencialidades ao permitir o "pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho", como previsto na Constituição de 1988. Quando disseminada de forma universal é um dos mais importantes mecanismos para a promoção de oportunidades entre membros de um país. É, ainda, mais importante em situações de alta desigualdade, quando então ganha maior relevo a responsabilidade do poder público”. Porém devido a péssimas condições de moradias, financeiras, muitos jovens acabam abrindo mão de seu futuro para trabalhar e sustentar famílias. Muitos jovens em idade escolar não estão indo a escola como deveria, não estão sendo incentivados a estudar ou simplesmente não tem meios viáveis de frequentar uma escola. '' A evasão e a reprovação escolares são fenômenos relacionados ao fato de as famílias de baixa renda não conseguirem manter os filhos na escola ou não propiciarem a esses as matrizes culturais extraescolares necessárias para o sucesso na aprendizagem (Marchelli ,Paulo Sérgio. 2010 apud Pimentel et al, 2014, pág. 7)''.

Podemos destacar como ponto relevante a despreparação do governo em investimento nas famílias mais carentes dando a elas suporte para que possam conseguir atingir a sua renda e desta maneira poderem deixar seus filhos frequentarem as escolas, pois muitos desistem para ajudar suas famílias e por outro lado os gestores devem fazer melhorias no sistema educacional, e de estruturação para que os jovens se sintam estimulados a continuarem os estudos.

 

Nos dias atuais, o mercado de trabalho é muito concorrido, principalmente para quem não tem nível de escolaridade considerado suficiente para grandes empregos. Sendo assim, muitos jovens recorrem aos empregos mais fácies de se conseguir, como: motoristas, construção civil, feirantes e etc. Para muitos deles, níveis de escolaridade não modificam o modo de pensar ou de trabalhar, sendo necessários apenas níveis básicos já que, o mais importante é ter como se sustentar e manter sua família deixando assim de lado a conclusão do ensino médio e superior.

Destaca-se ainda como fator primordial, a desvalorização do funcionário hoje em dia no mercado, de tal forma que podemos exemplificar pessoas que passam anos para se formar, e por falta de emprego no mercado mesmo após sua graduação trabalham em empresas e recebem o salario mínimo, assim se torna-se  desmotivador tantos anos de estudos para ganhar o mesmo salario que outra pessoa sem formação poderá vim a ganhar em outras profissões como autônomos, ou até daquelas que possuem indicações de terceiros que é uma pratica muito comum no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com