TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abandono Escolar no Ensino Médio

Por:   •  15/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  2.529 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU

GESTÃO DO CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

MANAUS

2015

ADAM HENRIQUE VIEIRA

ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO DO TURNO NOTURNO:

CAUSAS GERADORAS

Trabalho apresentado à professora Msc. Rosejanne Farias para obtenção de nota parcial na disciplina de Elaboração de Projeto de Pesquisa do Curso de Especialização em Gestão do Currículo e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas da Universidade do Estado do Amazonas.

MANAUS

2015

TEMA

Abandono Escolar

TÍTULO DO PROJETO

Abandono Escolar no Ensino Médio do turno Noturno: causas geradoras

JUSTIFICATIVA

O problema do abandono escolar e da evasão vem cada vez mais preocupando os educadores e responsáveis pelas políticas públicas. Este projeto de pesquisa se preocupa por sua vez com as causas geradoras do abandono escolar na modalidade de Ensino Médio no turno Noturno.

A escolha pela escola se deu pela necessidade de se problematizar os índices de abandono existentes no turno em questão, uma vez que foi registrado um elevado índice de abandono escolar na escola selecionada, tornando-se relevante a realização da pesquisa sobre o assunto.

A escola está situada em um bairro periférico da Zona Leste de Manaus que apresenta grande vulnerabilidade social.

PROBLEMATIZAÇÃO

Atualmente no Brasil, o abandono escolar consiste em um problema crescente, que afeta principalmente as nossas escolas públicas. Várias discussões e debates têm sido realizados em busca de algumas alternativas para este problema. As reflexões a respeito deste problema têm partido em sua grande maioria no papel tanto da família como da escola em relação à vida escolar dos alunos.

O abandono escolar e consequentemente a evasão no Brasil merece assim, uma grande atenção, pois não se trata de um problema restrito a algumas unidades escolares, mas sim, um problema de ordem nacional, que afeta principalmente as classes humildes da sociedade.

O maior índice de abandono e evasão escolar pode estar relacionado às necessidades dos jovens trabalharem para ajudar na renda da família, fazendo com que aumente cada vez mais o número de adolescentes deixando as salas de aula.

O abandono escolar no Brasil já um problema antigo, mas que perdura até hoje. Apesar dessa situação também existir no Ensino Fundamental, atualmente, o que vêm chamando mais atenção é o número de alunos que abandonam no Ensino Médio, principalmente daqueles matriculados no turno Noturno.

Essa situação é vinculada a muitos obstáculos, considerados na grande maioria das vezes como quase impossíveis de serem superados para milhares de jovens que se afastam da escola e não concluem a modalidade de ensino. Dentre tais índices, de forma geral podem destacar-se a necessidade de trabalhar para ajudar a família e a garantia de seu próprio sustento. O ingresso na criminalidade e a violência são outros pontos comuns para elevação desses índices.

O convívio familiar conflituoso, a falta de acompanhamento, a má qualidade do ensino, a gravidez precoce entre tantos outros fatores, são todos preponderantes e refletem no abandono destes jovens. É válido salientar que o abandono escolar está relacionado não apenas à escola, mas também à família, às políticas de governo e ao próprio aluno.

Todo esse contexto faz com que o estudante do Ensino Médio deixe de acreditar que a escola contribuirá para um futuro melhor, já que a educação que recebe é precária em relação ao conteúdo, à formação de valores e ao preparo para o mundo do trabalho.

A evasão escolar consiste no não comparecimento dos alunos matriculados em sala de aula, sendo isso, uma das principais causas da repetência escolar, bem como desencadeando outros problemas como distorção idade/série e o próprio abandono.

O abandono por sua vez, consiste na desistência do aluno durante o ano letivo, no qual o aluno deixa de frequentar as aulas definitivamente, sendo esta, portanto o foco de nossa pesquisa.

Hoje não se sabe a quem culpar especificamente pelo abandono escolar, uma vez que nesse contexto são inúmeros atores envolvidos direta e indiretamente. O abandono e a evasão não são problemas que assolam somente a escola selecionada, mas vêm afetando toda a rede pública de ensino. Não se sabe até quando teremos que conviver com esse quadro tão assombroso pelo qual está passando a educação em todo território nacional.

Diante do exposto surge a problemática central de nossa pesquisa: Quais as principais causas que provocam o abandono escolar entre os alunos do Ensino Médio no turno Noturno?

QUESTÕES NORTEADORAS

Muitos alunos se evadem devido às condições socioeconômicas.

Os alunos sofrem com a falta de motivação/desinteresse pelos estudos.

Os estudantes nessa faixa de ensino não contam com o apoio e acompanhamento familiar.

Apresentam sérias dificuldades na aprendizagem.

Os professores apresentam em sua grande maioria uma metodologia inadequada

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Verificar as possíveis causas do abandono escolar no Ensino Médio do turno Noturno.

OBJETIVOS ESPECÍFICO

Descrever a importância da permanência dos estudantes no espaço escolar.

Analisar os prováveis motivos que levam os jovens a abandonarem os estudos no Ensino Médio do turno Noturno na escola selecionada.

Entrevistar professores e relatar suas opiniões a respeito da problemática pesquisada.

Apresentar as consequências do abandono escolar e da evasão na vida do aluno e os resultados obtidos pela Escola.

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Nesse sentido, cabe à instituição escolar valer-se de todos os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola. Prevê ainda a legislação que esgotados os recursos da escola, a mesma deve informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com