TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alumo Manipulador no Contexto Acadêmico

Por:   •  13/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA                                DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Liliane Almeida da Silva

O ALUNO MANIPULADOR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ACADÊMICO

Olinda, 2016

Liliane Almeida da Silva

O ALUNO MANIPULADOR E SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ACADÊMICO

Projeto apresentado ao curso de Psicologia, como requisito para obtenção da 1ª nota da disciplina de Metodologia Científica.

 Orientadora: Fabiane Gonçalves

Olinda, 2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................7
  3. MÉTODOS.............................................................................................................12

3.1.  DELINIAMENTO TÉCNICO.......................................................................12

3.2.  AMOSTRA.....................................................................................................12

3.3.  INSTRUMENTOS/MATERIAIS E PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS...................................................................................................................13

3.4.  PROPOSTA DE ANÁLISE DOS DADOS....................................................13

  1. CRONOGRAMA....................................................................................................14
  2. REFERÊNCIAS......................................................................................................15

1. INTRODUÇÃO

A pessoa manipuladora tem como característica principal o poder de persuasão, uma vez que, conseguem mudar todo um ambiente para deixar em perfeito estado – do modo que melhor lhe satisfizer. Antes de tudo, é necessário que saibamos a diferença real entre influência social saudável e manipulação psicológica. O primeiro termo refere-se ao que conhecemos como dar e receber relações construtivas. Já o segundo se refere à quando uma pessoa é usada para total beneficio de outra. Sendo assim, podemos perceber que não é algo natural nem supostamente sem intenção.

O ambiente acadêmico promove amplas relações interpessoais. Há a relação aluno-professor, aluno-aluno, aluno-funcionário e aluno-diretor. E, mesmo que não percebamos, existem pessoas de caráter manipulador nesse ambiente e que levam a interação entre si de uma maneira egoísta e não perceptível. Sendo assim, o projeto baseia-se em pesquisas e artigos científicos na área, para que seja ampliado o conhecimento sobre o comportamento de um indivíduo manipulador, sua maneira de agir e o que o leva a fazer com que as pessoas ajam do modo que desejam.

A palavra manipulador vem do Latim Manipulos, que a partir do século XIX assumiu o significado do manejo habilidoso de pessoas ou situações, por uma pessoa. Com o objetivo de adequar a situação ao que lhe melhor favorece. Quando esses manejos não levam um resultado promissor, visto de um nível macro, o manipulador faz com que o manipulado leve toda a culpa, se responsabilizando totalmente pela falha. Mas, quando a situação é inversa, o manipulador faz-se diretamente merecedor de destaque.

É através dessas características presentes no nosso meio que muitas vezes membros da sociedade são restringidos de seguirem o seu caminho e, em muitas vezes, são levados ao fundo do poço por se preocuparem tanto com uma pessoa que por mais que pareça amar ou querer o bem, não está pensando nada a mais além de seu próprio bem estar social. Manipuladores psicológicos prezam pela sua imagem muito além do que prezam pela sua vida. E estes, estão dispostos a qualquer coisa para que seja sempre visto como um ser indefeso, gracioso e bondoso. O manipulador psicológico monta um esquema para ir contornando o seu alvo, sem que seja percebido e assim, vai descobrindo as fraquezas, os medos, as metas e sonhos. Com isso, ele sabe onde agir para fraquejar as pessoas e então oprimi-las com fatos e estatísticas sobre as quais aquele devido alvo se importa. Ou até mesmo criam uma situação onde impõem que a pessoa deve tomar uma decisão em um curto período de tempo ou ate no mesmo instante para pressioná-las.

Com isso, o intuito do trabalho é desvendar o seguinte problema: Como o manipulador influência no contexto acadêmico? Se numa relação conjugal ou familiar o manipulador pode levar essas pessoas à autodestruição psicológica ou a destruição dessa relação que se torna extremamente desgastante, o que este seria capaz de promover num ambiente acadêmico? Posto que, os indivíduos inseridos neste ambiente geralmente estão extremamente atarefados e frequentemente desatentos para acontecimentos fora de seus focos de estudo e vida pessoal? E, onde se deve atuar para que os manipuladores não atinjam essas pessoas?

Logo, tem-se como objetivo geral perceber que fatores externos levam ao ser humano caracterizar um comportamento manipulador. Uma vez que, a mente funciona totalmente consciente do que está ordenando a ser feito, deve haver algum motivo psicológico ao qual foi capaz de induzir o indivíduo a fazer algo como um reflexo. Será que no ambiente acadêmico há relações ou acontecimentos que levem essas pessoas agirem assim? É o externo que influência a ação ou uma ligação diretamente com o alvo? São essas as respostas que queremos descobrir ao longo da pesquisa.

Como objetivos específicos desta pesquisa, podemos citar:

  1. Conceituar o manipulador no contexto acadêmico;
  2. Demonstrar o comportamento do individuo manipulador;

Assim, podemos dizer que este projeto de pesquisa tem como justificativa mostrar a sociedade características de um manipulador, essencialmente no contexto acadêmico. Visto que é necessário que a população saiba como agir ao se deparar com um manipulador, evitando assim, o desgasto mental e emocional, que seria proveniente da submissão ao manipulador.

Sendo assim, o tema é de grande relevância para estudar o manipulador em correlação com as suas características e seu comportamento no contexto acadêmico, colaborando para um mais amplo leque de materiais sobre o assunto e auxiliar no estudo científico da mente. Uma vez que, não só a área acadêmica, mas todas as demais áreas da sociedade a qual estamos inseridos não possuem um amplo conhecimento no campo da manipulação psicológica, a iniciação de mais pesquisas que busquem formas de percepção mais rápida ou de defesa para àqueles que se encontram já imersos numa relação com um manipulador seria de grande importância. Sendo assim, a disponibilização do material na sociedade, evitaria uma quantidade relevante de casos e perdas do controle mental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com