TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo: IV Título: Behaviorismo, Analise do Comportamento e Educação

Por:   •  3/6/2020  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

 O que é Behaviorismo?

É uma teoria que agrupa diversas e contraditórias correntes de pensamentos. Seu foco de estudo é o comportamento, tanto que pode ser chamado de Comportamentalismo ou Psicologia da Educação.

Recentes abordagens fixadas no socioconstrutivismo e cognitivismo têm diminuído o espaço para que as propostas da Analise Experimental do Comportamento sejam acolhidas na área da educação.

 Como surgiu o Behaviorismo?

O Behaviorismo apareceu em 1913 com Watson, a partir de um artigo que condensava a tendência objetivista da época: propunha a substituição da consciência pelo comportamento enquanto objeto de estudo, ao mesmo tempo em que sugere o uso da observação, como instrumento ás atividades humanas.

Os historiadores diriam que Watson teria sido um behaviorista ortodoxo, excluía conteúdos internos do alvo de finalidades da Psicologia. Outros incluíam conteúdos como importantes e pertencentes à natureza humana, mas, por conta das dificuldades instrumentais, tecnológicas e de procedimentos de observação, sinalizariam no sentido de não constituírem parte dos estudos de uma ciência objetiva.

Influenciada pelo modelo de ciência unificada desejado pelos positivistas lógicos do Círculo de Viena, essa nova fase do Behaviorismo não foi adiante. Seguiu-se a proposta de Skinner, que, embora reconhecendo as grandes dificuldades da utilização dos relatos verbais e descrente da adequação do uso de eventuais indicadores fisiológicos como referentes claros dos eventos privados, acolheu explicitamente tais eventos em seu referencial (Behaviorismo Radical). A expressão radical representa abertamente a idéia de que o comportamento (behavior) constitui a raiz epistemológica por via da qual se pode melhor compreender, com transparência de dados e procedimentos replicáveis, alguns dos mais fundos enigmas humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com