TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bullying

Por:   •  19/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: O projeto apresentado pelo grupo do sexto semestre do curso de Psicologia, tem como objetivo abordar o tema bullying no ensino fundamental II em escolas públicas. O grupo pretende observar como se desenvolve o fenômeno e como a escola juntamente com os professores e alunos lidam com o problema.

O método utilizado será um questionário, uma entrevista semi-estruturada dirigida ao professor. Algumas das finalidades da entrevista são identificar a presença do bullying, se na escola há algum projeto para a prevenção ou intervenção e descobrir as características centrais do agressor e da vitima.

Palavras chave: Bullying; Intervenção; Prevenção; Agressão e Vítima.

INTRODUÇÃO:A presente pesquisa abordará questões acerca do fenômeno bullying em escolas, observando o seu desenvolvimento e consequência da sua prática para ambas as partes envolvidas. De cunho qualitativo, a pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento dos professores entrevistados, bem como as maneiras de intervenção do corpo docente da escola, bem como os demais funcionários que fazem parte da rotina dos alunos.

O seguinte projeto de pesquisa pretende ampliar a visão acerca do bullying no âmbito escolar, bem como adquirir e desenvolver uma visão crítica a respeito do assunto, com o propósito de levar as pessoas a perceber a gravidade deste fenômeno contemporâneo.

APRESENTAÇÃO:O seguinte projeto será desenvolvido nas escolas de rede pública do ensino fundamental II, com o intuito de abordar o tema bullying presenciado por professores. Este, por sua vez, pretende apresentar a maneira ao qual estes profissionais reconhecem e intervêm com este fenômeno mundialmente dissimulado.

O termo bullying tem origem inglesa, vem do verbo “to bully” que significa “tiranizar, oprimir, ameaçar ou amedrontar”. Esta é uma situação caracterizada por comportamentos agressivos e conscientes pelo qual um indivíduo comete contra outro com o intuito de maltratar, sendo de maneira verbal ou física. Tal fenômeno não é uma prática recente, pois pode-se encontrar relatos em literaturas há mais de cem anos.

Com isso, o projeto enfoca na maneira com o qual estes profissionais lidam com tal situação nas salas de aulas, visando explorar e refletir sobre a realidade vivenciada pelos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com