TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conselho Tutelar

Por:   •  7/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA

CURSO: PSICOLOGIA

DISCIPLINA: PSICOLOGIA E RELAÇÕES DE TRABALHO

PROFESSORAS: ALEXMARA MEDEIROS, MARY ELLEN VALOIS E SILVANA QUEIROGA

ALUNA: Taciane Santana de Mendonça

PERÍODO: 8º                                                 TURMA: A

 

ESTUDO DE CASO

DESCRIÇÃO DO CASO

A triagem ocorreu no dia 01/10/2018 as 15:00 horas, a usuária se tratava da menor M.C. de 15 anos de idade, que foi representada por sua mãe V.S. Residentes em João pessoa, a mãe se encontra separada e moram ela e mais dois filhos, um rapaz e a M.C. Segundo a mãe, ela mesma quem achou que a filha precisaria de tratamento psicológico, uma vez que a mesma já conhecia a clinica por já ter feito acompanhamento em nossa clinica escola pós divórcio, se descolou e realizou a inscrição para o acompanhamento da M.C., que segundo ela, a adolescente não questionou e se mostrou disposta a realizar o acompanhamento psicológico. A mãe mostrou-se confortável mantendo um dialogo produtivo, ativa e comunicativa. Em seu relato a principal queixa que a fez procurar-nos, foi que a M.C. estaria muito ansiosa nos últimos meses, soando muito as mãos, dormindo muito durante dia e noite, mostrou-se irritada, não saia tanto quanto antes, e não tinha coragem para falar ou pedir algo ao pai diretamente. A mesma ainda expôs que sempre teve medo que a M.C. a culpasse pela separação com o marido e por varias vezes conversara com a adolescente que negava a culpabilidade, mas isso não a deixava satisfeita e achou por bem que a M.C. fosse acompanhada por profissionais. Segunda a mãe a M.C. não se encontra em nenhum tratamento médico, não faz uso de nenhuma medicação regular, nunca realizou psicoterapia antes e seu desempenho escolar é muito bom, sem reclamações ou relato de alteração em seu comportamento por parte da escola e de seus amigos próximos. Único relato familiar fora dos padrões, seriam tios alcoolistas que procuraram tratamento.

HIPÓTESE DIAGNÓSTICA

Como mencionado pela mãe a M.C. se encontra com sudorese, falta de energia e fadiga, preocupação recorrente com o pai, irritabilidade. O que leva a hipótese de um possível CID 10 – F41.2

AUTOPERCEPÇÃO NO MOMENTO DA TRIAGEM

A realização da triagem foi muito enriquecedora, tive bastante sorte em ser acompanhada por uma colega do P7 que já havia feito outros acompanhamentos e me sugeriu uma parceria onde ela escreveria tudo, o que me deixou muito à vontade para dialogar com a mãe da adolescente e fluiu muito bem. Os pontos negativos na realização da triagem, foram por não ter conseguido atender outra demanda e pelo fato de ter sido uma menos e consequentemente ouvir a mãe e não a própria usuária, o que também me ocorreu no período passando quando fui acompanhante, todos que presenciei eram de menores em que os responsáveis quem foram ouvidos. Me deixando com a necessidade de uma pratica mais completa e com mais conteúdo de informações, quais imagino que seja ótimo para se explorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com