TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso de Psicologia – Saúde e Sociedade

Por:   •  9/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Diversidade Humana

ANÁLISE da MÚSICA sarara miolo

 diversidade/preconceito racial

Universidade de Fortaleza – Unifor

Curso de Psicologia – Saúde e Sociedade

Gerivane Apolinario - 2316166

 Fortaleza 2023.1


Análise da Música “Sarara Miolo”, de Gilberto Gil

TEMA: PRECONCEITO

Música: Sarará Miolo

Compositor: Gilberto Gil

Data lancamento: 1986

Genero: MPB, Axe

Letra:

sara, sara, sara, sarará
sara, sara, sara, sarará
sarará miolo

sara, sara, sara cura
dessa doença de branco
sara, sara, sara cura
dessa doença de branco
de querer cabelo liso
já tendo cabelo louro
cabelo duro é preciso
que é para ser você, crioulo

A música escolhida do renomado cantor Gil, como é conhecido, há mais de 50 anos, canta a negritude que vive dentro de todos os brasileiros. Gilberto Gil Moreira nasceu no início dos anos 40 em Salvador – Bahia, desde pequeno queria ser músico.

Gil, nunca renegou sua negritude, pelo contrário, sempre fez questão de cantar suas raízes africanas, baianas e afro-brasileiras, cabelo crespo, comidas e costumes que dão identidade para os negros do Brasil, estão e sempre fizeram parte das suas composições.

Estamos vivendo um momento em que o país de alguma forma através das universidades, das escolas, de movimentos classistas, comunidades etc., procuram discutir o racismo e homens e mulheres negras afirmam cada vez mais sua cultura, mas ainda estamos distantes de vivermos uma sociedade mais igualitária.

A música que fala sobre aceitação e orgulho da sua própria cultura. Assim, é uma canção que traz uma mensagem de esperança e motivação para as pessoas aceitarem a diversidade e compreenderem que todos somos iguais, apesar de nossas diferenças. Contudo, a letra fala diretamente para o coração de todos que a ouvem.

Na primeira estrofe da música ele traz a palavra sarara, que significa cor alourada ou arruivada do cabelo muito crespo característico de certos mulatos. No Brasil Sarara são chamados os mestiços de brancos e negros cuja principal característica e a presença de cabelos crespos, loiros ou ruivos, e pele clara, bem como são os filhos de negros nascido com albinismo, que é uma anomalia orgânica congênita que se caracteriza pela ausência total ou parcial da pigmentação da pele, dos pelos e dos olhos e muito comum entre a população negra.

Gilberto Gil faz um jogo de palavras usando a Sara num sentido próprio, que significa cura, referindo-se a “doença”, e na formação de duas outras: sarara e saracura.

De maneira alegre e despretensiosa, ele vai contra os ideais de beleza eurocentristas e reafirma que o cabelo do negro e bonito do jeito que Deus fez.

Saracura e uma ave que costuma ficar apoiada numa única perna. Observa-se na letra da música que o personagem quer ter o cabelo liso, na realidade ele não quer ser o ruivo alourado, ele quer ser somente branco, rejeitando sua origem negra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (395.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com