TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Psicossocial .

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

4. Desenvolvimento Psicossocial

Segundo perspectivas psicanalíticas, adultos e adolescentes atingem a maturidade sexual, o que Freud chama de estagio genital. Para Erikson, no entanto a adolescência o senso de identidade pessoal esta sendo construído na adolescência e é de extrema importância. Segundo Denise Boyd & Helen Bee (2011)” A velha identidade não é mais suficiente; uma nova identidade precisa ser formada, que prepare o jovem para os inúmeros papeis da vida adulta- papeis ocupacionais, sexuais, religiosos e outros”(p.458).Erickson chamou de crise de identidade o momento que o jovem se preocupa , é perturbado com a falta de sua identidade .

A auto estima tem algumas mudanças durante a adolescência, jovens de 19 a 20 anos tem uma auto conceito positivo. Pesquisas mostram que adolescente com auto-estimas positiva tendem a serem menos suscetíveis a se deprimir e tem notas mais altas. ( Boyd. 2011)

Kohlberg, dividiu o raciocínio moral em estágios sendo o mais comumente encontrado em adolescentes como estando no estagio 2 : Raciocínio pré-convencional: individualismo, propósito instrumental e troca, Segundo Denise Boyd & Helen Bee (2011)”a criança ou adolescente opera sobre o principio de que devemos fazer coisa que são recompensadas e evitar a que são punidas” (p.468). E o estágio 3 :Expectativas interpessoais mútuas, relacionamento e conformidade interpessoal, que nada mais é do que o adolescente nesse estagio usam e acreditam em bom comportamento para agradar as outras pessoas, Segundo Denise Boyd & Helen Bee (2011)” Eles valorizam a confiança, a lealdade, o respeito, a gratidão e a manutenção de relações mútuas” (p.468)

A relação com os pais na adolescência se torna mais conflitiva, pois a adolescente precisão estabelecer independência dois pais e ao mesmo tem ter afinidade, questões como os afazeres domésticos e direitos pessoais são os mais discutidos nessa época. Quando falamos de meninas esses conflitos geralmente acontecem após a menarca. (Boyd, 2011)

“A rebeldia extra familiar alcançou grande intensidade hoje, e não acontece porque os adolescentes são diferentes, mais porque nossa sociedade está em um processo vertiginoso de mudança. Essa rebeldia é uma resposta á incapacidade social de incorporar as novas gerações no trabalho produtivo e na participação na construção da comunidade. Além disso, as gerações adultas estão em processo de crise de valores, o que as impede de se transformar em modelos de identificação claros para os adolescentes” (Maria Cristina Griffa,2009. P.38)

Lealdade e fidelidades são valores fundamentais para esses adolescentes em relação a suas amizades, alem disso as mesmas se tornam mais intimas, os vínculos vão de aprofundado e muitas vezes os adolescentes especialmente os meninos tende a ter amigos que fazem os mesmo tipos de atividades que eles. O termino de algumas amizades, tende a acontecer, pois meninas e meninos preferem amizades que estejam no mesmo status de relacionamento. Também são comuns nessa fase da vida, os adolescentes se identificarem com grupos, que são mais compatíveis com seus valore e comportamentos. (Boyd,2011)

O emprego durante o ensino médio é incentivando pelos pais, pois acreditam ser a melhor forma de conhecerem o que chamam de “vida real, trabalho durante o ensino médio pode ser um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com