TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enigma de kaspar Hauser

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

THATIANE BRITO DA SILVA

RESUMO

O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

PARNAMIRIM

2015

  O Enigma de kaspar Hauser  (Resumo)

Abordagem da construção do ser social.

O filme, O enigma de Kaspar Hauser (inscrito no original em alemão: “Jeder für sich und Gott gegen alle”, que literalmente quer dizer: Cada um por si e Deus contra todos;

é um filme cheio de mistérios e enigmático porque não é tão fácil entender a vida deste personagem e não se consegue interpretar ou compreender algumas de suas atitudes e não se tem informação sobre sua origem.

Pelo meu ângulo de visão a cerca de sua história, imagino que o personagem por não ser alguém, que foi de certo modo construído pela sociedade da época, esteve privado de certas noções básicas para o convívio em sociedade.

E por isso se teve muitas dificuldades na construção do seu ser social.

O filme mostra que tanto por parte das pessoas de sua sociedade como também por parte dele mesmo, não foi enquadrado nos padrões culturais e sociais da época em que viveu.

Ele sente uma grande dificuldade de se relacionar com o meio que o recebeu, pois o receberam com “verdades prontas” que para ele foi difícil aceitar sendo que ele mesmo não teve oportunidade de testar hipóteses a cerca destas verdades, para ele nada era lógico pois nada que lhes falavam tinha um ponto de partida.

Diante da sociedade daquela época ele era um ser cético, pois nada lhes fazia sentido,

ele simplesmente recusava a idéia de aceitar “verdades” que para ele eram baseadas apenas na sua popularidade, já que estas verdades nunca fizeram parte de sua vida confinada, e nunca foram experimentadas ou provadas pelo próprio.

O ser construído socialmente não sabe viver isolado ou não gosta do isolamento, aprendemos com a psicologia que o ser privado do convívio social não consegue se humanizar; não aprende sinais lingüísticos, e não produz pensamentos lógicos.

A construção do ser social do personagem não aconteceu também pelo fato de ter sido privado durante sua infância, da interação com as demais pessoas e crianças da época, ele não teve oportunidade de ter experiências que somassem para a construção do seu ser social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com