TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Categoria

Por:   •  10/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  3.789 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

ESTÁGIO CATEGORIAL

Sumário

INTRODUÇÃO        3

1. ESTÁGIO CATEGORIAL        5

2. TIRINHA DO ESTÁGIO CATEGORIAL        6

3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

INTRODUÇÃO

O presente estudo visa ilustrar através de figura em quadrinhos (Tirinhas), o estágio de desenvolvimento da criança denominado por Henri Wallon de Categorial (6 a 11 anos aproximadamente). Por meio do qual podemos identificar as estruturas de pensamento da criança em tal estágio.

O estágio Categorial tem como principais aspectos, organização de uma nova estrutura mental, construção do real, Alternância funcional (cognitivo) e Predominância funcional (conhecimento do meio exterior).


1. ESTÁGIO CATEGORIAL

Segundo (AMARAL, 2000) no estágio categorial se organiza uma nova estrutura mental a criança continua a se desenvolver, no plano motor e afetivo, porém as características do comportamento são determinadas pelo desenvolvimento intelectual e é marcado por duas etapas. A primeira fase que vai dos 6 anos até por volta dos 9 anos, corresponde ao pensamento denominado por Wallon de pré-categorial, pensamento marcado pelo sincretismo. A segunda fase entre os 9/10 anos denominado Categorial acontece a formação de categorias intelectuais, permitindo que a criança se posicione no mundo ordenando a realidade caracterizando assim a inteligência discursiva, nesta fase a criança já faz comparações e assimilações sistemáticas e coerentes, estabelece classificações por meio de diferenciações sucessivas do real, toma conhecimento a respeito de si própria, se torna mais capaz de resolver diferenciações, toma consciência dos papéis que ocupam o outro com relação a si e a ela mesma com relação ao outro.

Para Wallon o par é o ponto de partida da inteligência discursiva, sustenta o pensamento sincrético e é a primeira forma da organização intelectual. Todo termo que identifica o pensamento pensável, exige um termo complementar no qual ele seja diferenciado e possa ser oposto.

De acordo com (AMARAL, 2000), os pares podem se formar pela vivência da criança, por um sentimento de contraste ou parentesco de uma coisa em relação a outra, deste modo, as crianças de 6 anos podem aproximar lua de cabeça, dizer que o sol é uma lua, aproximar vento e arvore, trovão e frio em relações que podem ser desconexas.  Um par sempre interage com outros pares, formando sequências extravagantes, ao confrontar-se com a experiência, a criança passa a ter um sentimento de inadequação o que leva a procurar ajustar melhor suas representações diante da realidade.

Wallon ressalta ainda a importância da escola na vida da criança, pois é um meio onde convivem diferentes grupos e onde a criança exercita suas potencialidades, transformando ou confirmando a imagem que traz de si, da vivencia da família.

2. TIRINHA DO ESTÁGIO CATEGORIAL

        

[pic 1]

Nesta primeira tirinha mostra a dificuldade que a criança tem de perceber a existência das coisas independente de sua pessoa. Atribui o fato de acordar na cama a um tele transporte que existe no carro do seu pai. Percebe-se assim, que as crianças observam a realidade à sua volta por um prisma diferente do utilizado pelos adultos e permeiam seus relatos de dados reais, mitos e fantasias. Assim segundo Wallon, embora a criança saiba que as coisas, pessoas e acontecimentos tem uma individualidade estável, a compreensão que tem deles está diretamente relacionada a suas experiências emocionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com