TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Sensório-Motor (0 a 2 anos) - Piaget

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  1.572 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5]

           Estágio Sensório-motor (0 a 2 anos)

           Neste primeiro estágio que dura entre os 0 a 24 meses, O bebe irá passar por suas primeiras adaptações. Estas adaptações iniciais são reflexivas, pouco a pouco o bebe vai desenvolvendo um maior controle de suas ações motoras. Nesta fase os bebes agem desta forma para manter ou repetir sensações, e mais tarde eles exploram de forma mais ativa o mundo físico a sua volta.

           Durante o início do desenvolvimento cognitivo sensório-motor, a cognição foca apenas no que o bebe pode sentir de imediato por seus 5 sentidos. Aquilo que o bebe não sentir de imediato, não será de seu interesse. Os bebes em volta dos 4 meses, não se interessam por um objeto que antes estava sob sua visão/alcance, e depois tenha sumido. Se um bebê de 4 meses de idade estivesse observando você esconder um chocalho debaixo de um cobertor, esse bebe não tentaria encontrar o chocalho sob o cobertor. Já um bebe de 9 meses iria tentar encontrar este chocalho.

           Dependendo da idade de um bebe, ele irá apresentar um comportamento diferente. Um mais velho ao ver um objeto sendo escondido atrás de algo, logo irá procurar, já o mais novo irá desviar o olhar rapidamente logo que o objeto desaparecer. Durante esta fase, o bebe apenas se interessa naquilo que ele pode perceber nos seus 5 sentidos. No final deste estagio, ele já pensa em objetos e pessoas que não estejam presentes, ao seu alcance. Piaget diz que crianças mais novas são mais egocêntricas, com o tempo elas vão deixando de ser menos concentradas a si mesmas. Lembrando que esse egocentrismo é só uma característica cognitiva e não um traço de sua personalidade.

            Um exemplo, as primeiras adaptações que ocorrem durante a infância são todas ao próprio corpo do bebe, como os reflexos de sucção podem ser adaptados para abranger a sucção de um polegar ou de um dedo do pé. As demais adaptações, envolvem também objetos do ambiente externo ao corpo do bebe. As primeiras representações mentais envolvem apenas a ela mesma, mas as demais abrangem também outros objetos. Piaget considerava essa tendência inicial indicativa de uma tendência mais ampla para as crianças de todas as idades tornarem-se progressivamente conscientes do mundo externo e de como os outros podem perceber esse mundo.

          O Estágio Pré-Operatório (Entre 1,5 a 7 anos)

          Neste segundo estágio que dura entre os 1,5 a 7 anos de idade, a criança começara a desenvolver de forma frequente os pensamentos mentais internos, que deveram ter iniciado no fim do estágio anterior (sensório-motor). Piaget diz que o inicio do pensamento representativo durante o estágio pré-operatório, abre caminho para o pensamento logico que irá surgir nos estágios seguintes.

         O pensamento representativo também desenvolve a comunicação verbal, porém sendo muito egocêntrica. Suas falas não tens coerência, a criança irá dizer o que está em sua mente, sem ponderar nada. Com o tempo a criança irá desenvolver seus comentários e respostas próprias e irá cada vez mais levar em conta o que a outra pessoa disse.

        As crianças nesta idade possuem um centração muito forte. Geralmente mantendo o foco em um só objeto por vez. Exemplo: Jean Piaget mostrou a algumas crianças 2 trens, e que os trens partiam em diferentes horários e deslocavam-se com diferentes velocidades, elas não consideravam essas variáveis, pois não podiam descentrar-se da única dimensão que um trem se deslocara de uma distância maior do que o outro.

         Então ele descobriu que as crianças com 4 a 5 anos de idade tendiam a concentrar-se em uma única dimensão, geralmente o ponto no qual os trens paravam. Essas crianças diriam que o trem que percorrera a maior distância nos trilhos também se deslocara mais rapidamente e por mais tempo, sem levar em conta o momento em que os trens tinham começado ou parado. Então no estágio pré-operatório, elas concentram-se em uma dimensão particular de um problema, tal como a posição final dos trens, ignorando os outros aspectos da situação, mesmo quando eles são relevantes.

         Muitas modificações do desenvolvimento ocorrem durante este estágio. A experimentação intencional e ativa das crianças com a linguagem e com objetos em seus ambientes resulta em enormes acréscimos, no desenvolvimento conceitual e linguístico. Esses desenvolvimentos auxiliam a abrir caminho para o desenvolvimento cognitivo ulterior, durante o estágio de operações concretas.

         Período das operações concretas

          Neste período o egocentrismo intelectual e social que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes e de integrá-los de modo lógico e coerente, um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder de forma correta, comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física.

        Durante esse estagio, a criança atinge o uso das operações completamente lógicas pela primeira vez, o seu pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e a criança torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram em sua experiência agora a criança será capaz de construir um conhecimento mais compatível com o mundo que a rodeia o real e o imaginário já não se misturam mais em sua percepção.

         Nessa fase a criança demonstra a necessidade de ter um espaço agradável para brincar e encontrar amigos. Pela amplitude que as relações sociais vão acontecendo na vida da criança, percebe-se que as brincadeiras simbólicas vão sendo substituídas por jogos construtivos e de regras. Surge com mais frequência os jogos de competição, as regras são mais discutidas e importantes para a criança. O interesse por coleções e esportes aumenta nessa idade, o simbólico ainda nesta fase, mas de maneira diferente, o interesse por artistas de televisão e esportistas, cantores e atores. Surge a necessidade de explicar logicamente suas ideias e ações. No plano afetivo o grupo tem um papel fundamental na descentralização e na conquista de seu pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com