TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Funcionalismo

Por:   •  9/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.960 Palavras (12 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 12

O protesto Funcionalista

Foi o primeiro sistema de psicologia exclusivamente americano, consistia em um protesto contra a psicologia experimental de Wundt e a psicologia estruturalista de Titchener, pois ambas não davam respostas às questões dos funcionalistas: o que a mente faz? Como ela o faz?

            Panorama do Funcionalismo

Obra pioneira de Darwin sobre evolução em 1859: One the origin of species – (A origem das espécies) um ano antes do livro de Fechner Elements of psychophysics (1860) e 20 anos antes de Wundt estabelecer seu laboratório em  Leipzig (1879).

         Galton começou a trabalhar nas diferenças individuais em 1869, antes de Wundt escrever seus Princípios de Psicologia Fisiológica (1873-74). Experimentos sobre a psicologia animal foram feitos na década de 1880, antes de Titchener ter ido à Alemanha e ser influenciado por Wundt.

Dessa maneira, importantes trabalhos sobre as funções da consciência, as diferenças individuais e o comportamento animal estavam sendo feitos no momento em que Wundt e Titchener estavam excluindo essas áreas do domínio da psicologia. Coube então aos novos psicólogos americanos, com seu temperamento diferente, atribuir a função, as diferenças individuais e aos ratos de laboratório um novo destaque na psicologia. A atual psicologia americana é funcionalista tanto em termos de orientação como de atitude. Evidencia-o a ênfase nos testes, na aprendizagem, na percepção e em outros processos funcionais que ajudam a nossa adaptação e o nosso ajustamento ao ambiente.

A revolução da Evolução

A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural de Charles Darwin, publicado em 1859 é um dos mais importantes livros da civilização ocidental. A teoria da evolução libertou os cientistas de tradições e superstições.

Erasmus Darwin (avô de Charles Darwin e Francis Galton) defendia a crença de que todos os animais de sangue quente tinham evoluído a partir de um mesmo filamento vivo, animado por Deus. Em 1809 biólogo Jean Baptiste Lamarck, formulou uma teoria comportamental da evolução que acentuava a modificação da forma corporal de um animal através dos seus esforços de adaptação ao ambiente; essas modificações eram herdadas pelas gerações seguintes. Exemplo, Ele se apoiava na sua observação de que girafas costumam ter pescoço de comprimento igual à altura das árvores da região. Sua teoria é de que sucessivas gerações de girafas foram esticando seu pescoço até alcançar o galho. Cada geração herdava de seus pais a informação da altura das árvores de alguma forma. Assim as espécies evoluem de maneira a se adaptar ao meio. 

Onde a teoria de Darwin, acreditava que as girafas de pescoços mais longos sobreviveriam já as de pescoços mais curtos morreriam pela falta de alimento passando pela seleção natural. Finalmente, apenas as girafas de pescoços mais longos sobreviveriam à competição. Portanto para seleção natural ocorreu a evolução.

A vida de Darwin

Em seus primeiros anos de vida, mostrou-se tão pouco promissor que o seu pai, um médico abastado, chegou a se preocupar em ver o jovem Charles ser a desgraça da família. Embora nunca tivesse gostado da escola nem ido bem nos estudos, cedo mostrou interesse pela história natural e por colecionar moedas, conchas e minerais. Iniciou sua carreira na Universidade de Medicina de Edimbugo, e três anos em Cambrige. O botânico John Stevens Henslow, um dos seus professores conseguiu uma indicação para Darwin como naturalista acompanhar expedição a bordo do H.M.S Beagle, que o governo britânico preparava para uma viagem científica ao redor do mundo, que durou 5 anos (1831 a 1836). A teve grande importância na sua teoria, pode observar uma imensa variedade de plantas e formas de vida animal, e coletou uma vasta quantidade de dados, voltou a Inglaterra como um cientista sério e dedicado com uma paixão e um objetivo na vida – promulgar sua teoria da evolução.

Casou-se em 1839 e em três anos depois mudou-se com a esposa para Down 25 quilômetros, onde pode concentrar em seu trabalho sem as agitações da vida urbana. Sempre teve sua saúde frágil e agora começava a sofrer de perturbações físicas como tonturas, tremores e depressão. Os sintomas da doença eram aparentemente de fundo neurótico, sempre que alguma interferência externa o impedia de trabalhar, sofria outro ataque.

Esperou 22 anos para apresentar publicamente as suas ideias, pois desejava ter a certeza de que, ao fazê-lo, a teoria estaria perfeitamente apoiada em provas científicas irrefutáveis. Assim, Darwin prosseguiu no seu trabalho com calma e com cuidado extremamente rigoroso. Manteve segredo da maior parte do seu trabalho, compartilhando as ideias apenas com os amigos mais íntimos, como o geólogo Charles Lyell e o botânico Joseph Hooker. Ninguém sabe ao certo quanto tempo mais ele se estenderia no trabalho se não houvesse recebido uma carta em junho de 1858 de Alfred Russel Wallace esboçara uma teoria da evolução nitidamente semelhante a de Darwin, embora não fosse baseada em dados tão ricos como os coletados por ele, Wallace afirmava que teria desenvolvido sua teoria em 3 dias. Na carta pede a opinião de Darwin sobre a sua teoria e a sua ajuda para conseguir publicá-la.

Darwin, diz para seu amigo Lyell que, se ajudasse Wallace a publicar a sua teoria, todos os seus anos de trabalho árduo e, o mais importante, o crédito pela criação da teoria da evolução estariam perdidos, seu filho de 18 meses morre. Darwin desiste de da publicação por achar desonesto, mas Lyell e Hooker sugeriram que fosse publicado em um encontro na Sociedade Linneana em 1° de julho de 1858 no mesmo dia em que seu filho foi enterrado. No ano de 1859 quando foi colocado a venda todas as 1.250 cópias da primeira edição do livro foram vendidas no dia da publicação.

Quando o livro foi publicado, Darwin foi acometido de novas enfermidades uma “terrível e longa ânsia de vômito”, “furúnculos que ardiam”, além de se sentir “extremamente em cacos”.

Fugiu para uma estância hidromineral no norte da Inglaterra, aonde se escondeu do mundo por dois meses. Wallace nunca expressou ressentimento por não receber o reconhecimento proporcional pelo desenvolvimento de uma teoria tão semelhante.

As Obras de Darwin

Formulou a idéia  de uma luta pela sobrevivência depois de ler o Essay on the Principle of populotion ( Ensaio sobre o principio  da população) .Estendeu esse principio a todos os organismos vivos e desenvolveu o conceito de seleção natural.A seleção natural foi o único mecanismo da evolução que Darwin reconheceu,acreditava  na doutrina lamarckiana de que as mudanças de forma que são produzidas no decorrer da experiência da vida de uma animal que podem ser transmitidas a gerações subseqüentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com