TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Holocausto Brasileiro: A Herança do Colônia

Por:   •  6/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DENIZARD TÉCNICO

O Holocausto Brasileiro: A Herança do Colônia

MANAUS / AM

2022

Joekacia Castro da Silva

Vera Sandra Verçosa de Miranda

O Holocausto Brasileiro: A Herança do Colônia

Trabalho solicitado pela Profª Psicóloga Myleide Carolaine da disciplina Enfermagem Neuropsiquiátrica e Saúde Mental do curso técnico de Enfermagem para obtenção de nota da AV1.

MANAUS / AM

2022

Análise 1. Joekacia Castro da Silva

Holocausto brasileiro, livro de Daniela Arbex traz relatos da história de milhares pacientes alguns sem nome sem identidade. E através do mesmo ela dá a essas pessoas chamada de doidas alienadas, vítimas que conviveram com terror e medo, e morreram com horror, nesta pequena análise que não será o bastante para me expressar irei relatar a história de Marlene. Em herança da colônia e como os pacientes a chamavam de anjo.

Neste capítulo do livro, o último, mas não menos importante e para mim muito doloroso de si ler. Por que aninha vontade era de entrar dentro desse livro e fazer alguma coisa por eles, mas a história de Marlene hoje com 58 anos de idade, foi uma funcionária considerada um anjo entre eles os pacientes alienados, foi. Foi não ainda e pois ainda trabalha no mesmo lugar ,uma mulher que teve a felicidade arrancada digamos assim na esperança de ter um emprego ,pois nós anos 70 e 80 uma mulher ter emprego era raro por isso ela continuo no emprego .que deveria ser um sonho ,mas virou um pesadelo ,assim como os pacientes ela construiu a sua história através ,e entre aquelas paredes e por ver tanto sofrimento ali onde trabalhava , ela resolveu não casar nem ter filhos por medo doa filhos nascerem com algum problema e ir acabar ali também ,essa mulher que foi considerada um anjo para aquelas pessoas ,como uma paciente mesmo falou para ela (você e diferente das outras funcionárias) a mesma paciente que Marlene arriscou o seu pescoço e emprego aí ajudá-la a encontrar seu filho ,pós a mesma tinha sido internada a força por seu esposo . E dada como desaparecida, mas graças a Marlene, a mulher pode passar o resto de seus dias ao lado de seu filho. Marlene roubava leite de sua própria família para levar para eles no manicômio, ela fez o dia das pessoas melhores dentro do possível ela via o que ninguém mas via, e humanidade de cada uma daquelas pessoas onde a maioria só via escória, ela acreditava que a recuperação anda lado a lado com o cuidado. E o descaso, nos torna cúmplices dos crimes que se repetem diariamente diante de nossos olhos, e não poderia deixar de expressar a minha tristeza e indignação diante de tal absurdo, e falta de amor, o que eu sinto lendo esse livro e revoltante, saber que isso aconteceu de verdade, não é uma história inventada. E fica aqui os meus sentimentos as vítimas deste lugar horroroso, e meu obrigada a escritora Daniela por mostrar essa história a todos.

Análise 2. Vera Sandra Verçosa de Miranda

"Holocausto Brasileiro", livro de Daniela Arbex traz consigo relatos e materializa nomes, indentidade e histórias às vítimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com