TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico ocupa costumeiramente um lugar na vida infanto-juvenil

Por:   •  31/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

1.1. Apresentação

O presente estudo busca compreender e identificar se a atividade lúdica desportiva em grupos, com adultos, pode representar um contraponto às pressões da sociedade pós-moderna, proporcionando efeitos terapêuticos que possam aliviar o estresse cotidiano, e contrabalancear a tendência à competitividade e ao individualismo.

1.2. Tema

O lúdico ocupa costumeiramente um lugar na vida infanto-juvenil; com o desenvolver da vida adulta, outras ocupações, tais como as extensas jornadas de trabalho exigidas pela sociedade pós-moderna, acabam se tornando mais frequentes. De acordo com Brunhs (1997), ao campo lúdico são atribuídas características como trivialidade e improdução, sendo constantemente associadas ao tempo ocioso das crianças, isso faz com que os adultos estejam constantemente pressionados a aperfeiçoarem seus momentos em atividades voltadas ao trabalho e aos estudos acadêmicos.

Fernandes, Medeiros e Ribeiro (2008), por sua vez, falam que esse estilo de vida é associado ao aumento de produtividade exigido pelo mundo contemporâneo, isto é, pela influencia tecnológica nos meios de produção do trabalho. Esse modo de vida acaba por promover estresse e o aumento do sofrimento psíquico. A cerca disso, Garcia e Coutinho (2004) possuem uma visão diferenciada, pois de acordo com os autores, o sofrimento tem como causa maior a exigência do que a restrição do prazer. Ou seja, a busca pelo prazer e, seu consequente fracasso, estaria mais ligada ao adoecimento psíquico pós-moderno do que os estímulos ambientais estressores, propriamente ditos.

É possível observar que a mudança de padrão social se deu com a passagem da Idade Média para a Renascença. Sobre isso, Simel (1998) afirma que a tentativa de superar a homogeneidade comunitária recai em uma busca extrema por liberdade:

“Liberdade torna-se no século XVIII a bandeira universal pela qual o indivíduo protege seus mais variados desconfortos e necessidades de autoafirmação em relação à sociedade. Ela se torna visível, seja na sua roupagem econômica nos fisiocratas. [...]

Se o homem foi libertado de tudo que não é ele mesmo, temos a substância fundamental de seu ser como homem, a humanidade que vive em cada um substancialmente da mesma forma, apenas revestida, amesquinhada e desviada empírica e historicamente.” (SIMEL, 1998, p. 110 e 111).

O individualismo afeta, até os dias atuais, os convívios sociais do homem. Isso faz com a competitividade se sobressaia em momentos onde a cooperatividade seria mais efetiva. Segundo Winckler e Molinari (2011), a competição pode melhorar o desempenho pessoal por meio da exploração de competências internas e externas, enquanto que a cooperação é associada à atuação conjunta com prol de benefícios em comum.

Esse padrão comportamental individualista gera consequências, como descrito por Camelo e Angerani (2008) ao afirmarem que os principais sintomas apresentados na pós-modernidade pelos adultos são hostilidade, tensão, ansiedade, frustração e depressão, em função da alta demanda de tarefas e das reduzidas possibilidades de decidir e exercer controle sobre todas elas. Em longo prazo, isso gera no sujeito a redução de seu senso de perspectiva e capacidade de resolução de problemas. Outra área afetada, segundo Pereira (2008), diz respeito aos processos criativos, tendo em vista que a manutenção da capacidade intelectual e as interações sociais acabam não sendo corretamente satisfeitos. A autora então sugere que um meio importante para o resgate da criatividade, do equilíbrio e à criação, capacidades essenciais em vários setores da vida, é o resgate ao universo lúdico, comumente associado às crianças.

Ainda de acordo com Pereira (2008), o lúdico possibilita a observação do ambiente e dos demais seres humanos, isso promove no indivíduo assimilação cultural, relacionamento interpessoal, aceitação de regras e o desenvolvimento da coletividade. Desse modo, essas atividades se mostram como um contraponto ao modo de vida da sociedade pós-moderna.

Carambolante e Lima (2014) citam como exemplos de práticas lúdicas no adulto, a Yoga e as artes marciais orientais, por terem característica holística, isto é, trabalham a mente e o corpo juntos, promovendo assim o aprimoramento da resistência muscular e, ao mesmo tempo, um relaxamento psicológico.

Modalidades como o AcroYoga, que mescla os conceitos básicos da Yoga com as acrobacias, além de trabalhar a autopercepção, promove a consciência sobre o outro, estimula a participação e o trabalho grupal. Isso a torna um possível contato do ser adulto com o espaço lúdico e o exercício de suas capacidades de resiliência, criatividade, cooperatividade e relaxamento psíquico.

1.3. Problemática

Práticas psicológicas e os efeitos terapêuticos do lúdico no adulto inserido na sociedade pós-moderna.

OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS:

Objetivo Geral:

Apreender e analisar na obra “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem”, de Vigotski, as idades da vida (infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice) e a categoria “afetividade”.

Objetivos específicos:

Realizar a leitura da obra “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem”.

Analisar a fim de identificar se, de que forma e como as idades da vida - infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice – e a afetividade estão presentes nesta literatura.

Organizar e sistematizar as informações e/ou dados relevantes ao tema, encontrados na literatura proposta.

Possibilitar o conhecimento das etapas envolvidas numa pesquisa cientifica bibliográfica, sendo o planejamento, a organização, a análise e apresentação das informações levantadas.

222222222222222222222222222222222

4. HIPÓTESES

a) O salário pago aos jogadores de futebol profissional não é justificável, visto a forte crise financeira que o Brasil atravessa.

b) O salário pago aos jogadores de futebol

profissional é justificável, visto que o futebol se tornou muito competitivo no mundo todo, fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com