TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Mental

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

APS DE AULAS MULTIDISCIPLINARES

Alana Ferreira de Lima

Ana Claudia West Muniz

Sueli Cândida

No dia 25 de Abril, foi executado 5 aulas dinâmicas online com temas trazidos dentro da área da psicologia, sendo palestrado por professores da presente instituição.

Na primeira aula/palestra ministrada pelos professores Hugo Melo e Camila Vorkapic, foi abordado o tema “Transtorno Mental-Depressão”, onde foi colocado questões anátomo fisiológicas para este acometimento. Como substancias neuroquímicas como serotonina e dopamina podem influenciar. Tratamentos não medicamentosos também vieram abordados como atividade física, prática de Yoga que é comprovadamente científico os seus benefícios para melhora de quadros não só depressivos, mas também ansiosos.  

Na segunda aula/palestra ministrada pelos professores Ítalo Spinelli e Sérgio Fernandes, foi abordado o tema “Importância da Bioestatística para pesquisa em Psicologia”. Neste conteúdo, foi mostrado como a disciplina faz e fará parte da vida do psicólogo em diversos departamentos que venham a exercer a profissão. E também como acadêmico, podemos utilizar de ferramentas para busca de estudos e novas construções do saber para a sociedade

Na terceira aula/palestra apresentada pela professora Lívia de Melo, foi trazido o tem “Implicações Éticas Que Perpassam A Qualidade de Morte”. Foi falado as questões socioculturais sobre lidar com a morte e que a OMS determina de cuidados paliativos com a família e o paciente. Sua abordagem foi bastante reflexiva onde se questionava até onde a bioética pode intervir ou até que ponto podemos julgar a qualidade de vida do paciente. E cabe a nós como psicólogos trazer total acolhimento a família e ao paciente no momento delicado da saúde.

Na quarta aula/palestra ministrada pela professora Jamile Santana, pegando o gancho da palestra de Lívia, o seu tema foi “Bioética Em Pesquisas Com Seres Humanos... E O Olhar da Psicologia”. A proposta iniciada com o conceito de bioética, trouxe na explanação como a psicologia pode abordar. Sempre presando pela alteridade, responsabilidade e gentileza, baseados sempre com o código de ética. Em si tratar de pesquisa, o código de Nuremberg tem que respeitas as premissas do voluntario, dos termos de consentimento e baseado sempre na ciência com suas evidencias. Junto com sua palestra o professor Diogo trouxe dados de processos judiciais e códigos de ética quebrados por profissionais da área informados pelo banco de dados da CRP.

A quinta e ultima aula/palestra foi ministrada por Tatiana Vasconcelos como tema “Atuação do Psicólogo em Situações de Crise”. O tema trouxe de forma geral o atual momento em que vivemos com a pandemia e nosso distanciamento social.

Através  de situações adversas como esta, os seres humanos tem seu comportamento emocional modificado, causando fatores estressores, além das questões econômicas, politicas e sociais que neblinam o futuro, trazendo mais desconfortos para a sociedade. Nós como profissionais devemos auxiliar nesse momento, fazendo intervenções simples, percebendo o contexto que causa suas possíveis dores. Como psicólogos que vivenciam a situação atual, onde se vê o medo da morte, do futuro, da contaminação, dos colapsos e faltas de EPIs, temos que ter como prática, o acolhimento, estar apto para emergências e transtornos emocionais que o paciente possa ter, capacidade de intervir e auxiliar em medidas paliativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com