TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mecanismo de Defesa

Por:   •  20/3/2023  •  Artigo  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 5

MECANISMOS DE DEFESA

Segundo Sigmund Freud, os mecanismos de defesa são ações psicológicas criadas pelo ego de forma inconsciente, para proteger a personalidade contra o que ela considera ameaça, e sua finalidade é afastar eventos que geram sofrimentos, o qual são mobilizados mediante um sinal de perigo, e abertos para impedir a existência de fatos dolorosos que o indivíduo não está preparado a suportar.

Dentre os principais mecanismos de defesa pesquisados por Freud temos:

RECALQUE

Recalque ou repressão é o mecanismo que impede que os impulsos que causam ameaças, desejos, pensamentos e sentimentos dolorosos cheguem à consciência. A pessoa não vê e nem ouve o que ocorre. Parte da realidade é suprimida.

FORMA REATIVA

A forma reativa ocorre quando o indivíduo sente a vontade de falar ou fazer alguma coisa, mas faz o contrário. Assim, surge como defesa de reações temidas e a pessoa procura cobrir algo inaceitável por meio da adoção de uma posição oposta.

Esse tipo de mecanismo é encontrado na paranoia e no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), quando a pessoa se prende em um ciclo de repetição de comportamento que ela sabe, a nível profundo, que é errado.

REGRESSÃO

É o recuo do ego, ou seja, nesse mecanismo de defesa, quando o indivíduo se sente pressionado, pode regressar ao estado infantil em que os medos inconscientes referentes a esse estágio da vida tomam conta, assim como as preocupações e ansiedades.

Exemplo: quando nasce um irmão, e a criança mais velha volta a usar chupeta ou urinar na cama como defesa.

PROJEÇÃO

É um tipo de defesa primitiva. É caracterizada pelo processo no qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro ou em alguma coisa, qualidades, desejos, sentimentos que ele desconhece ou recusa nele. Por isso, a projeção é muito vista na paranoia.

Exemplo: uma mulher que se sente atraída por outra mulher, mas projeta esse sentimento no marido, gerando a desconfiança de que será traída, ou seja, de que a atração é sentida pelo marido. Além desse, outros exemplos de projeção podem estar na causa de preconceitos e violência.

RACIONALIZAÇÃO

Ocorre a racionalização como mecanismo de defesa quando listamos uma série de argumentos lógicos para criticar uma pessoa estando ou não o nosso raciocínio correto, para evitar de as causas inconscientes que nos levam a isso.

SUBLIMAÇÃO

A sublimação é o processo através que a libido se afasta do objeto da pulsão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com