TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Milagre de Anee Sullivan

Por:   •  26/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  1.133 Visualizações

Página 1 de 2

O filme relata a história de uma menina chamada Helen Keller, de sete anos, filha de proprietários de terras. Helen é cega, surda e muda, no filme mostra como as pessoas não sabem lidar com limites físicos e a realidade de um ser humano. A família de Helen a tratava como uma “inválida”, dando a ela total liberdade, com isso ela se tornou uma garota muito agressiva, pelo fato de não saber como se comunicar com o mundo, passou a controlar o comportamento de seus familiares, ela não entende como é ser educada e muito menos como escutar um não.

Não aguentando mais tanto sofrimento sua família resolve buscar ajuda e foi ai que conheceram Anne Sullivan, uma professora formada recentemente em pedagogia, muito dedicada e corajosa que apesar de usar um método diferente para educar a menina, não a tratava como uma pessoa incapaz, pois para ela que já tinha sido cega e também convivido com outros deficientes visuais, ela não via em Helen uma incapaz, seu maior desafio era explicar a menina como viver no mundo e como entende-lo, e seu maior objetivo era que todos a tratassem como uma pessoa normal.

No começo a convivência entre as duas foi um tanto conturbada, mas superou as expectativas da família de Helen, que não acreditava que Anne fosse capaz de educar a garota através da língua de sinais e do tato, mas a professora conseguiu educar Helen, lhe ensinou o alfabeto manual, onde a parti daí ela começou a se comunicar e descobrir o mundo em sua volta.

Relacionando Vygotsky ao filme: O Milagre de Anne Sullivan

Em uma cena Hellen Keller está dentro de um rio e aprende por meio de sinais, a dizer a palavra "água", não exatamente pelo ato do significado da palavra, mas sim pelo fato que a palavra tem uma história de reforço de sempre ser repetido pela professora. O filme mostra que as técnicas da professora conta com um condicionamento firme e repetitivo de reforço positivo e reforço negativo, e Vygotsky acreditava que a interação com o meio social são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento da aprendizagem.

No filme, mostra que as pessoas, mesmo quando não possuem a linguagem, conseguem desenvolver o pensamento, porém esse pensamento dá um salto quando conseguem desenvolver a linguagem, foi o que o filme mostrou o antes e o depois do desenvolvimento de Hellen.

Enfim, a interação social e a linguagem são fundamentais para o desenvolvimento mental humano. No sentido de dois níveis de desenvolvimento, o primeiro considera-se o conhecimento prévio, o qual já conseguiu absorver o aprendizado e o segundo é o que a pessoa tem o potencial de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com