TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM HIPERPERTIMAÇÃO EM CLASSE

Projeto de pesquisa: O PAPEL DOS PROFESSORES DE CRIANÇAS COM HIPERPERTIMAÇÃO EM CLASSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS- DEBI

CURSO: QUÍMICA (LICENCIATURA) I SEMESTRE

DOCENTE: ZORAIDE CRUZ

Apresentado por:

Cleiton Silva Santos

FUNDAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA:Projeto de Pesquisa

ITAPETINGA – BA

2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS E INSTRUMENTAIS- DEBI

CURSO: QUÍMICA (LICENCIATURA) I SEMESTRE

DOCENTE: ZORAIDE CRUZ

O PAPEL DOS PROFESSORES AO LIDAR COM CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE NA SALA DE AULA.

Projeto de Pesquisa apresentado como crédito para a disciplina de Fundamento da Pesquisa Científica, sob a docência da prof.ª. Zoraide Cruz.

ITAPETINGA – BA

2014

PROJETO DE PESQUISA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 TÍTULOS DO PROJETO:

O PAPEL DOS PROFESSORES AO LIDAR COM CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE NA SALA DE AULA.

1.2 DADOS DO DISCENTE:

Nome/Cleiton Silva Santos

1.3 CAMPUS:

ITAPETINGA/BA

1.4 TIPOS DE PESQUISA:

(X) BIBLIOGRÁFICA

( ) ESTUDO DE CASO

(X) EXPLORATÓRIA

( ) PESQUISA-AÇÃO

( ) PESQUISA PARTICIPANTE

( ) OUTRAS CITAR: ___________________________________

2 INTRODUÇÃO

O presente estudo integra as pesquisas relacionadas à problemática do Transtorno do Desenvolvimento de Atenção com Hiperatividade (TDAH) existem no cenário educacional, pois em plena sociedade do conhecimento, com os avanços tecnológicos e grande exposição da ciência. Com isso, a necessidade dos profissionais dos mais diversos segmentos prepararem-se para as novas demandas do mundo globalizado.

Nesse cenário focalizamos o professor, o qual lida intrinsecamente com o conhecimento no processo ensino-aprendizagem, por isso dele é exigido à busca incessante pelo saber, a capacitação contínua para que preparado, possa lidar com o novo, com os desafios, vislumbrando o pleno desenvolvimento do educando, o que assim destaca a criança com TDAH.

O número de estudantes hiperativos tem aumentado e as escolas necessitam de profissionais preparados para trabalhar com esses alunos. Qual deverá ser o papel da escola, especificamente, do professor no processo ensino aprendizagem do estudante hiperativo?

Fica evidente que a criança hiperativa, em sala de aula, exige uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber lidar com esse problema, como posicionar este estudante em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o TDAH e os demais estudantes.

As crianças com TDAH possuem características que as diferenciam de outras. Principalmente na escola, a criança comumente se torna um estorvo a mais numa classe já tumultuada. E, provavelmente, não só deixará de receber atenção adequada, como também será marginalizada pelos colegas, educadores e pais dos seus colegas.

Tendo em vista que a hiperatividade tem se tornado cada vez mais comum entre os estudantes do Ensino Fundamental, observa-se que há necessidade de novas metodologias para ser trabalhadas e também a aceitação tanto da família como da escola.

Para esse problema sustentamos como hipótese que com uma ação didático-pedagógica voltada para as necessidades especiais do hiperativo é possível contornar muitos problemas de aprendizagem que ele venha apresentar.

Neste contexto, este projeto tem como enfoque analisar o conceito de hiperatividade, verificar a preparação dos professores necessária para trabalhar com metodologias que auxiliem no rendimento desses estudantes e principalmente, que esse material sirva de apoio e aproveitamento para professores que tenham estudantes hiperativos inclusos em suas classes.

Os métodos utilizados para a realização da pesquisa serão leituras de alguns livros, artigos de revistas, textos, sites disponíveis e a pesquisa de campo. Pretende-se desenvolver a pesquisa de campo nas Escolas Públicas, do município de Itapetinga/Ba, tendo como público alvo, os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A fundamentação teórica será baseada em alguns teóricos tais como: Barkley (2000), Borges (1997), Goldstein (1998), Marcílio (2004), Tiba (2002), Neves; Schochat (2005) Dentre Outros.

3 JUSTIFICATIVA

O TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade é uma das grandes dificuldades no processo de ensino-aprendizagem enfrentadas pelas escolas, tendo em vista que nem sempre ocorrem revisões de conceitos e aperfeiçoamentos por parte dos docentes.

Inicialmente, precisa-se definir de fato, o que é hiperatividade, pois esse termo tem sido amplamente confundido com indisciplina, sendo comum a qualquer criança ser ativa, às vezes, até em excesso.

O termo hiperatividade refere-se a um dos distúrbios de comportamento mais frequentes na idade escolar caracterizado por um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com