TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Psicólogo Organizacional na Contemporaneidade

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

RIO DE JANEIRO

2018

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

O Papel do Psicólogo Organizacional na Contemporaneidade

Trabalho de AV1, apresentado à Universidade Estácio de Sá, em exigência à matéria de Psicologia Organizacional e do Trabalho – turma 3004, sob orientação da professora Heloisa Bevilaqua.

RIO DE JANEIRO

2018

O PAPEL DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL

NA CONTEMPORANEIDADE

De acordo com uma pesquisa realizada em 1988, a Psicologia Organizacional ocupava a segunda posição de atuação dos profissionais. Em 2000 passou para a terceira, ficando atrás apenas da área clínica e da psicologia da saúde (WHO & CFP, 2001).

Não há um consenso entre os autores sobre as terminologias utilizadas, mas sim uma ampliação da atuação do Psicólogo Organizacional. Este profissional tende a reconhecer o sujeito em seu ambiente de trabalho com sua dignidade humana nas relações. Conhecer o lado psíquico do indivíduo, tornando-o consciente das suas ações para uma melhor qualidade de vida social e profissional.

A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, em geral. Este ramo da Psicologia não se restringe somente a gestão de pessoas, mas, também dá atenção à saúde do trabalhador e da organização. “As organizações são sistemas que incluem variados níveis, procedimentos e tecnologias, mas são sistemas sociais, acima de tudo. Compreendê-las requer analisar as complexas interações que ocorrem nos múltiplos níveis interligados aos seus subsistemas e os sistemas de seu entorno” (Zanelli, p.18, 2008). O psicólogo nesse contexto será uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados”. Tem o papel de acompanhar as pessoas em seu local de trabalho, pois é aí que as dificuldades, as angústias, as frustrações, os desentendimentos e os conflitos aparecem. A Psicologia Organizacional e do Trabalho existe, como área de atuação, de várias formas dentro das grandes corporações. Na maioria das empresas, os profissionais da área são contratados como Analistas de Recursos Humanos ou Consultores Internos de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas e atuam em todos os subsistemas de Gestão de Pessoas, principalmente em Recrutamento e Seleção e em Desenvolvimento. Outras possibilidades de atuação se concentram basicamente nos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho – QVT. 
Neste mundo globalizado a organização que não investe na qualidade de vida de seus colaboradores não sobrevive. O bem estar de seus subordinados é fator da mais alta valia em produtividade, dado que um colaborador satisfeito com seu trabalho produz mais e com qualidade. Portanto, a qualidade de vida do trabalhador está diretamente incluída ao desenvolvimento organizacional, direcionada para aspectos de satisfação no cargo e valorização do trabalho.

A Psicologia Organizacional se caracteriza por uma área da ciência da Psicologia que atua nas relações e compreensões dos fenômenos psicológicos entre os colaboradores e as organizações com intuito de promover qualidade na produção e na vida do indivíduo respeitando as relações organizacionais e interpessoais. Contribuindo para o bom desenvolvimento de ambos, atua como um facilitador e intervindo nos processos de trabalho, na cultura e nas relações entre as pessoas e a organização levando em consideração a forma de trabalhar a saúde e adoecimento dos colaboradores.

Conforme (CAMPOS et al 2011) o papel do psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a sua inserção no contexto mais amplo da organização.

Schette (2005) expõe algumas atribuições do psicólogo tais como, seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, estudo da formação e funcionamento de grupos, estilos de liderança, comprometimento com os objetivos organizacionais, padrões de comunicação, etc. Inclui ainda aconselhamento psicológico, desenvolvimento organizacional por meio de diagnóstico de problemas e planejamento de mudanças e ainda atuação no âmbito da legislação trabalhista e relação com sindicatos intermediando os conflitos.

As principais áreas de atuação do psicólogo organizacional são: recrutamento e seleção de pessoal, aplicação de testes psicológicos, treinamento, desenvolvimento e capacitação de recursos humanos, avaliação de treinamento, avaliação de desempenho, coaching, análise de cargos e tarefas, análise de salários, diagnóstico socioambiental, diagnóstico organizacional, diagnóstico da saúde mental no trabalho, orientação profissional, diversidade cultural nas organizações, programas de qualidade, atendimento aos colaboradores, entrevista de desligamento, tomadas de decisões e intervenções na dinâmica da organização, entre outras.

O principal foco do Psicólogo Organizacional diz respeito às pessoas, facilitando suas autodescobertas, apoiando o crescimento pessoal e potencial para seu desenvolvimento e realização profissional. Tendo em vista que todo o trabalho será realizado por pessoas e destinados às pessoas independentemente das máquinas que são apenas ferramentas a serviço humano. Aquele que pensa, sonha, planeja e agrega valores às realizações são os indivíduos.

Nesta nova Psicologia voltada para as organizações do trabalho, onde empregos temporários, terceirizações, novos modelos de gestão e uma organização mais voltada para a questão social, o psicólogo aborda não somente os interesses dos gestores como também a saúde e bem-estar do colaborador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com