TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do psicólogo escolar

Por:   •  15/3/2018  •  Monografia  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

2.3. Justificativa

O facto de nós constatarmos falta de respeito entre colegas, violência física e moral o insucesso escolar, entre outras. Apresentados nesta escola incentivou-nos a abordarmos o referido tema.

3

Fundamentação Teórica

3.1. Definição de termos e conceitos:

Neste trabalho vai se dar o conceito das palavras chaves que torna este trabalho diferente de outros.

Importância: “é um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que tem grande valor ou relevância. A palavra tem origem do latim importans, de importare, que significa “ser significante em”. Importância podem ser: mérito, merecimento, interesse, dimensão.” (Priberam 2008)

Psicólogo: “Segundo Peter Stratton (1994), define que é um individuo que é profissionalmente treinado na pesquisa, pratica ou ensino de um ou mais ramos ou subdivisões da psicologia.”

O psicólogo trabalham em uma variedade de um senário, incluindo laboratório, escola, faculdade, exército indústria e comercio, prisões, governos e consultório particulares. As actividades profissionais dos psicólogos também são variadas, mais podem incluir aconselhamento psicológicos, serviços de tratamento de saúde, testagem e avaliação educacional, pesquisa, ensino e consultório comercial e organizacional. 

Construção: “ acto ou efeito de construir, de conjugar elementos formado uma estrutura ou um todo.” (Aryanne Cristina, 2014)”

Resgate: “acto ou efeito de resgatar-se: a quantia necessária ao resgate de escravo, prisioneiro, dívida. Libertação, Livramento.” (Aurélio ,1975).”

Valores: “essa palavra vem do latim “Valere”, ser forte, ser digno; qualidade humano física intelectual ou moral que desperta admiração ou respeito; série de traços culturais ideológicos, institucionais, morais, etc.” (Hauaiss, 2009).”

4

METOLOGIA

Metodologia: “é uma orientação fisiológica sobre a extrutura da realidade e a produção de conhecimento científico ou um conjunto de actividades organizados para colheita de dados, para realização da pesquisa.” (Pescuma,2013)

O nosso trabalho enquadra - se na pesquisa de acção e no método de pesquisa qualitativo.      

3.2. População e Amostra

3.3.1 População:

A nossa população é de 135 alunos do ensino secundário da escola 4034.

População: É constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias enquanto a Amostra diz respeito a um subconjunto da população, fracção ou uma parte do grupo.

6º Classe

3.3.2 Amostra:

A nossa mostra foi constituída de uma forma aleatória entre a idade de 11 a 16 anos.

Amostra é uma pequena parte de uma população, que pode ser muito grande, dificultando a pesquisa. Segundo Marconi e Lakatos “a amostra é uma parcela conveniente selecionada do universo.” Usamos como amostra da nossa pesquisa 41 Alunos.

3.4. Métodos, Técnicas e procedimentos:

Optou-se pelo método de pesquisa qualitativo e pesquisa acçao.

Qualitativo : “Tenta compreender a totalidade do fenômeno, mais do que focalizar conceitos específicos, coleta dados sem instrumentos formais e estruturados, Aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc.” (Goldenberg, 1997)”

Para Martins e Theophilo pesquisa de acção: “tem sido definido como um tipo de investigação participante que tem como característica peculiar o propósito de acçao planejada sobre os problema detectados”.

3.5 Modelo de Pesquisa

O nosso trabalho enquadrou-se no modelo de pesquisa descritivo.

Descritivo: “consiste na descrição dos fenómenos com objectividade e sem a inferência do pesquisador.” (Alvarenga, 2012)

3.5 Instrumento de recolha de dados:

Entrevista: “Dá-se um grande peso à descrição à verbal da pessoa para obtenção de informação quanto aos estímulos ou experiências a que está exposta e para o conhecimento do seu comportamento; geralmente o pesquisador não observou os acontecimentos discutidos. Tem como objectivo confirmar, ou não, hipóteses explicativas formuladas pelo investigador.” (Zassala, 2013)

Observação: “O pesquisador permanece abstraído da situação estudada, apenas observa de maneira espontânea como os fatos ocorrem e controla os dados obtidos. Nessa categoria, não se utilizam meios técnicos especiais para coletar os dados.” (Simon Sigh 2008)

Observação Participativa: “É uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstâncias o permitam, as atividades, as ocasiões, os interesses e os afeitos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade”(Anguera,1985 Metodologia de observação em Ciências Humanas.)

Teste projetivo “é um tipo de teste psicológico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua própria personalidade. O intérprete (ou seja, o psicólogo que aplica o teste) teria assim a possibilidade de, trabalhando por assim dizer "de trás para frente", reconstruir os aspectos da personalidade que levaram às respostas dadas.” (Lilienfeld  2000).

5

APRESENTAÇÃO E DESCUSSÃO DOS DADOS

Quanto a este capítulo, vai se apresentar um conjunto de informações face as entrevistas, observações, os mesmos apareceram em gráficos e em tabelas muito bem identificados. A modalidade da discussão dos resultados, poderá surgir-se primeiramente de a discrição dos gráficos e tabelas  e posteriormente comparar os mesmos resultados com outros autores que falaram de temas e/ou assuntos relacionados a este. Serão também aplicamos testes projetivas.

Conclusão – sugestões.

Por tratarem de pontos de extrema importância num trabalho de investigação científica, certamente farão parte do presente trabalho.

6

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • Kundongende j. (2013). Atitudes e competências comunicativas.
  • Mário B. e Ana R. (2006). Psicossociologia – Manuel Monteiro, Irene Queiros.
  • Cruz L. (2008). Psicólogo Escolar e a dificuldade de aprendizagem: como intervir, como prevenir?. In: Revista Educação em destaque. Colégio Militar de Juiz de Fora.
  • Andalo, C. (1984). O papel do psicólogo escolar. Psicologia, ciência e profissão,
  • Andrade, E. (2005) Novos paradigmas na prática do psicólogo escolar. Psicologia: reflexão e crítica. Florianópolis: Ed. UFSC,
  • Marques, R. (2001). Educar com os pais, Lisboa: Editorial Presença.
  • Marques, R. (2002). Valores Éticos e Cidadania na Escola. Lisboa: Ed. Presença.
  • Peter, S., Nichy, H. (2009) Dicionário de Psicologia, 1ª ed., São Paulo: Cengage Learning.
  • ZASSALA, C. (2013) Iniciação à pesquisa científica. 2ª edição, Talatona-Angola
  • Lilienfeld et al (2000). The scientific status of projective techniques. Psychological Science in the Public Interest, 01, 2.
  • Simon Sigh; O último teorema de Fermat; Editora Record, 2008
  • KNELLER, George F. A Ciência como Atividade Humana. Zahar; Edusp, 1981
  • Priberam dicionario 2008.
  • ”(Anguera,1985 Metodologia de observação em Ciências Humanas.)

7

Cronograma de Investigação

O Cronograma de investigação deve-se apesar ao pré-Projecto para que se possa fazer acompanhamento do percurso dos candidatos ao grau de Licenciatura que já solicitam e as suas pretensões já merecem aprovação da área competente. Ex. De cronograma: Pág. Seguinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com