TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Estágio em Psicologia Clinica

Por:   •  10/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.990 Palavras (16 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO: PSICOLOGIA

Plano de estágio em Psicologia Clinica

Aluna: Sâmara Ricaline Maciel Neves

Matrícula: 24007337

Disciplina: Estágio Supervisionado I

Recife, 2022.

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO: PSICOLOGIA

Plano de estágio em Psicologia Clinica

Texto apresentado pelo(a) aluna: Sâmara Ricaline Maciel Neves à Professor Flavio Romero Pedrosa de Almeida Junior, como requisito parcial para obtenção de créditos referentes à disciplina de Estágio I do curso de Psicologia do Centro Universitário Maurício de Nassau.

Recife, 2022.


  1. INTRODUÇÃO

A saúde mental pode ser determinada pelo equilíbrio de poder que surge da situação do indivíduo em relação aos diversos meios de socialização, o sujeito é visto como ser psicossocial, levando em consideração o processo de desenvolvimento e a situação atual onde ele está inserido. A psicologia clínica tem como foco trazer esse reconhecimento do Ser existente através da escuta e acolhimento.

O processo de escuta dentro da clinica psicológica é voltado para ouvir sem julgamentos em que a expressão do sofrimento dá alívio ou mesmo alguma clareza em relação à situação que a pessoa que fala está passando, onde o locutor cria condições de mudança para si e seu meio. O estagio supervisionado dentro da clinica escola trás exatamente todo esse acolhimento e movimento de entender que mesmo o acompanhamento não sendo prolongado, aquele que ali foi ouvido tenha clareza de estar dentro de um ambiente seguro para falar de si e do que sente.

Minha expectativa é que o estágio nos permita ampliar a visão do trabalho desenvolvido pelo psicologo dentro da clinica, e quando falo em, clinica elevo não só a uma clinica paupavel dentro de um consultorio, mas que essa clinica ultrapasse as barreiras estabelecidas por paredes, pois acredito em uma psicologia clinica ativa em todos os ambitos de uma socidade, onde Em primeiro lugar, o conhecimento sobre o ser seja criado conjuntamente pelo paciente e pelo psicólogo de tal forma que a relação terapêutica possa ser fortalecida para que os novos conhecimentos possam ser usados criando uma nova realidade, compreendendo que desafios podem ser superados e outros olhares sobre o existir podem ser estabelecidos.

Como alunos, precisamos desenvolver o conhecimento científico que adquirimos durante os semestres ja cursados, sendo assim a aplicação prática dos conteúdos acadêmicos permite a troca de experiências entre o aluno e o ambiente, transformando-o em um profissional preparado para atuação.

A disciplina de Estágio Supervisionado Específico I é composta por cem horas no total, com um encontro semanal em que teremos supervisão, leitura de textos, planejamento e, na prática, atendimentos realizados com pessoas já cadastradas no sistema da Clínica Escola de Psicologia UNINASSAU – Unidade Boa Viagem.  


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Psicologia Clinica

 O surgimento do método da psicologia clínica na medicina surgiu no século XVIII e está associada ao direito de observar e registrar sinais e sintomas de acordo com conceitos científicos em progresso, Ou seja, a doença é determinada por um determinado conjunto de sinais, sintomas e padrões do sujeito que se encontra. Os estudos utilizandos de bases científicas e experimentais formaram a psicologia clínica, desenvolvendo a profissão médica para analisar a natureza escondida do Ser.

A clínica psicológica é herdeira do modelo médico, no qual, como já dissemos, cabe ao profissional observar e compreender para, posteriormente, intervir, isto é, remediar, tratar, curar. Tratava-se, portanto, de uma prática higienista. Dessa maneira, a clínica psicológica esteve, por um bom tempo, distante das questões sociais. (MOREIRA,2007)

Em 1986 foi a primeira vez que se ouviu falar de Psicologia Clinica, foi através de avaliações feitas com crianças na epoca consideradas retardas que Witmer trouxe essa expressão. Portanto, o conceito de espaço psicológico surgiu no século XIX, E  Figueiredo (1995) nós conceitua bem sobre a importância da clinica e do momento da psicologia naquele espaço.

“a clínica define-se, portanto, por um "ethos": em outras palavras, o que define a clínica psicológica é a sua ética: ela está comprometida com a escuta do interditado e com a sustentação das tensões e dos conflitos.” Figueiredo (1995, p.40)

De acordo com TEIXEIRA (2007) desde sua criação, a psicológia clinica se caracterizou por um sistema de atenção centrado na pessoa, serviço que foi integrado ao modelo médico principalmente com o desenvolvimento do psicodiagnóstico na década de 1930. Segundo o autor, o conceito tradicional de psicologia clínica é tratar o psicologico do sujeito de forma individual em um consultório particular, e com direcionamento do psicodiagnóstico.

Naquela época havia uma necessidade de rotular o sujeito, um rótulo que trouxesse a patologia, sendo assim coisas como ouvir a história de vida da pessoa, usar habilidades de escuta, aplicar tecnicas que hoje são usadas no consultorio para que se exista um melhor atendimento, não eram levadas em consideração. Foi através de uma declaração do American Psychological Association que se compreendeu a real definição da psicologia clinica naquele momento:

"definir capacidades e características de comportamento de um indivíduo através de testes de medição, análise e observação e, integrando esses resultados e dados recebidos de exames físicos e histórico social, fornecer sugestões e recomendações, tendo em vista o ajustamento apropriado do indivíduo" (Meiras, 1987, p.186).

A psicologia clinica no Brasil tomou forma através das faculdades de mecina, nelas aconteciam as defesas de teses voltadas as pesquisas em neurologia e psiquiatria. Manuel Inácio de Figueiredo Jaime, José Augusto César de Meneses e Guedes Cabral são alguns dos nomes que contribuíram para a aplicação da psicologia ao criar artigos sob a influência de outros cientistas estrangeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (252.5 Kb)   docx (295.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com