TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional Cras

Por:   •  18/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

Entrevista com profissional do CRAS

Trabalho apresentado na disciplina Psicologia Social II, do curso de psicologia 6º da Faculdade Estácio de Sá

  Orientador Flaviny Ribeiro

Alunas:

Priscila de Oliveira Seiça 201408046581

Rafaela Oliveira Mota 201408260855

Juliana Oliveira dos Santos  201408087324

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos psicólogos que atuam nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e com isso aprofundar o conhecimento sobre a atuação deste profissional nesse contexto, buscando interligar as atividades desenvolvidas no CRAS com a teoria da psicologia social comunitária.

O Brasil é considerado um país que propõe uma gama de serviços e programas sociais. A busca pela transformação social tem sido constante, porém a realidade social ainda exige maiores estudos e recursos metodológicos para atingir um trabalho o qual possa oferecer resultados dignos em relação à sociedade.

Haja vista a diversidade dessa política, considera-se relevante conhecer a função do psicólogo neste âmbito, pois tem ocorrido uma expansão na oferta de trabalho no campo das políticas públicas.

 Essa oferta em grande escala e curto período, produziu uma realidade pouco conhecida e minimamente explorada. A criação de novas unidades do CRAS tem crescido devido ao aumento da demanda por este tipo de atendimento. Porém, muitos psicólogos têm passado a atuar nesta área sem conhecimentos sobre o trabalho a realizar, uma vez que o trabalho sempre esteve voltado na clínica com foco individual.

A atuação voltada à coletividade é o que propõe a Psicologia Social, a qual busca estudar o sujeito em todos os aspectos e a sua relação entre seus comportamentos e condições ambientais e sociais os quais estão inseridos, na tentativa de fazê-los compreender sua história, responsabilizar-se por ela e se manter fortalecido.

Portanto, essa pesquisa poderá contribuir para uma reflexão sobre as atividades dos psicólogos e suas dificuldades no contexto social. Os envolvidos nas políticas sociais poderão entender melhor as condições as quais os psicólogos estão submetidos, favorecendo a assimilação de novos conceitos e mecanismos de aprimoramento das gestões dos CRAS.

Devido a isso, a identificação dos principais desafios dos psicólogos que atuam junto à Assistência Social deve ser levada em consideração para mobilizar e incentivar tanto o curso de graduação em Psicologia quanto a Política de Assistência Social a compreender a necessidade de novas práticas e metodologias que atenda esta demanda.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS):

É uma unidade pública da política de assistencial social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistencial Social (SUAS), localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à prestação de serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e a articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social  (MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, online).


Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-comunitaria/os-principais-desafios-enfrentados-pelos-psicologos-no-cras © Psicologado.com

Entrevista

ENTREVISTADA: Suanny Nogueira (psicóloga do CRAS bairro Fazenda Caxias- Seropédica/RJ)

 Em uma conversa bem descontraída com Suanny, ela nos trata a realidade do local de trabalho e nos mostra que nem sempre é o ideal, a falta de recursos, ambiente de trabalho e a precariedades no todo.  Ela nos afirma: “faz com que o psicólogo seja muito mais do que Psicólogo”.

Quando falamos de reconhecimento seja do poder público ou seja da população, ela nos diz que “ é menos do que esperava e mais do que precisa

Acreditamos que ela se refere ao salário pois em média o profissional ganha R$ 2.800 inicialmente fora benefícios, por outro lado ela reconhece o carinho de seus pacientes a melhoria da qualidade de vida e de seus familiares.

  Já a respeito do tratamento aplicado ela nos diz que “cada caso é um caso, alguns tem o resultado esperado outros os familiares por inúmeros problemas acabam abandonando o tratamento aí vem uma parceria com assistente social onde buscamos trazer de volta aquele indivíduo e conscientizar a família a necessidade para continuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (163.1 Kb)   docx (314.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com