TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Você Precisa Saber Sobre a Gravidez Precoce?

Por:   •  31/5/2021  •  Seminário  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Gravidez na adolescência:

O que você precisa saber sobre a gravidez precoce?

[pic 1]

A adolescência é um período de grandes mudanças e se caracteriza por uma etapa muito confusa na maioria das vezes.

[pic 2]

A gravidez é motivo de alegria para muitas famílias, pois ter um filho é o sonho de muitos casais. No entanto, este momento pode chegar precocemente para meninas na fase da adolescência, sem o preparo biopsicológico adequado e o planejamento.

[pic 3]

A adolescência é o período posterior a infância que antecede a vida adulta, as crianças passam a sentir mudanças no corpo, na mente, uma fase seguida de descobertas, formação de identidade e o período em que a sexualidade aparece de forma intensa para meninos e meninas.

Normalmente, a gravidez na adolescência não é planejada e ter um bebê é uma escolha muito difícil que envolve renúncias e uma mudança na rotina e vida da mãe, por esse motivo o apoio da família e pessoas do convívio é necessário.

[pic 4]

          [pic 5]

Segundo Menezes (1996), a gravidez precoce não é um fenômeno novo, porém novas são as formas de compreende-lo, a sua análise depende das características econômicas, socioculturais e valores de cada segmento que interage na sociedade.

         

Fatores que levam à gravidez adolescente:

Falta de estrutura: estima-se que uma boa parte das adolescentes que não tem uma estrutura familiar ou uma estrutura financeira começam sua vida sexual cedo. Esses problemas, exigem que essas jovens amadureçam mais cedo e assim por falta de afetividade e proteção acaba engravidando cedo.

Falta de informação: O sexo ainda é um tabu muito grande na nossa sociedade. Com isso, não se é conversado ou explicado como se proteger tanto contra a gravidez ou até mesmo doenças.

Fatores psicológicos ou baixa autoestima:  Muitas dessas jovens vivem em uma falsa liberdade e acabam agindo por impulso. A mídia e a área cinematográfica tem uma grande influência, idealizando o ato sexual sem explicar os riscos. Muitos casos, infelizmente, essas adolescentes são coagidas a terem relações sexuais e acabam engravidando dos seus abusadores.  Importante ficar atentos a mudança de comportamentos das meninas em casa, os abusos na maioria dos casos acontecem nos próprios lares.

A importância dos cuidados diferenciados:

O corpo de uma adolescente ainda está em desenvolvimento, por esse motivo uma gravidez pode levar a complicações para a jovem mãe e seu bebê.

  • Pré-eclâmpsia (distúrbio da pressão arterial);

 

  • Rotura espontânea da bolsa amniótica, que pode levar a trabalho de parto e nascimento pré-maturo;

  • Infeção urinaria - pode provocar o parto prematuro e infecção no recém-nascido;

  • Laceração perineal (rompimento da pele e outras estruturas dos tecidos moles) ;
  • Prematuridade;
  • Abortamento espontâneo;
  • Baixo peso ao nascer (BPM);
  • Mortalidade perinatal.

[pic 6]

Riscos psicológicos

  • Depressão (ligada a antecedentes psiquiátricos, dependência financeira, evasão escolar, ser solteira, ausência de apoio social, gravidez não desejada, entre outros);
  • Afastamento do grupo social;
  • Pensamentos frequentes de culpa e insegurança.

Enfrentando a situação:

A adolescente deve receber o apoio da família, ações como aborto clandestino, expulsão de casa e casamento forçado podem piorar a situação, vale lembrar que em alguns casos o pai da criança a abandona e a mãe acaba enfrentando a situação sozinha. [pic 7]

Deve ser aconselhado que a mãe de primeira viagem faça a realização do pré-natal e que se mantenha na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (306.2 Kb)   docx (318.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com