TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que É Psicologia Social Silvia Lane

Por:   •  15/10/2020  •  Artigo  •  9.318 Palavras (38 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 38

O Que É Psicologia Social

Por Silvia Lane

1) Introdução

        * A Psicologia estuda o comportamento, seja reflexo, ciente ou inconsciente. A psicologia busca saber o comportamento individual do ser humano, ao mesmo tempo que tenta criar leis gerais, ambientais, a cerca do mesmo.

        * Quando o comportamento se torna social? É possível comportamentos não-sociais em seres humanos?

        * Cada organismo é único. Mesmo gêmeos podem apresentar reações diferentes entre si.

        * O foco da psicologia social é estudar o comportamento do indivíduo de modo que se entenda como este é influenciado socialmente. Isto pode ocorrer desde antes o nascimento, até nossa morte. Eventos culturais, até mesmo pré-natais, podem influenciar o modo que o individuo se comporta.

                - Um dos principais eventos que inicia, de modo mais bruto, essa                                 influência, é a aquisição da linguagem, que nada mais permite que                         comunicar-se, inicialmente, com o meio social e cultural no qual o                         individuo está inserido.

                - Afinal de contas, a linguagem nada mais consiste do que um conjunto                         de símbolos, sejam escritos ou falados, que são atribuídos a coisas,                         determinam visões de mundo, valores e, consequentemente, emoções,                         ações e sentimentos.

        * Mesmo as leis gerais da psicologia são submetidas à subjetividade de cada grupo social. Demonstrações afetivas, aprendizado, reforço e punições, gatilhos emocionais, são apenas alguns exemplos de conceitos que sofrem alterações regionais.

        * Logo, chega-se a conclusão de que o social e o comportamento são intrínsecos ao longo da história. Lembrando que a história é mutável, ocorre a todo momento, feita pelo ser humano, que também é afetado por ela.

2) Como nos tornamos Sociais?

        Os outros

                * O ser humano nasce dependente. Estudos apontam que é o bebê mais         frágil do reino animal, necessitando de outros indivíduos para seu cuidado em         longa data. Em geral, o primeiro grupo social do ser humano é a família,         constituída geralmente pelos progenitores, no caso dois.

                        - Logo, desde os primeiro momentos de vida, o ser humano já                                 está inserido em um contexto histórico, cultural e social. Culturas                         diferentes possuem tradições de nascimento diferentes entre si,                                 bem como a relação com o recém-nascido.

                * Há a rotulação de valores de certo e errado, que variam dependendo         da cultura. Isso, muitas vezes, serve como         justificativa de intervenções para         manutenção desses grupos sociais, dentro das normas dos mesmos.

                        - As normas, dependendo do grau estabelecido pela sociedade,                                 podem ser sutis a rígidas, podendo constituir até leis nacionais.                                 Garantem papéis sociais e suas correlações.         

                * Nesta correlação existencial de papéis sociais, a questão da                 individualização aparenta se perder.  Superficialmente, a resposta seria que as         variações individuais podem ser realizadas de acordo com as normas sociais         vigentes.

                        - Em casos de mais ou menos determinação social, por meio das                                 normas, o individuo parece agir de forma distinta ao que agiria,                                 justamente pelo grau de comodidade que possui em meio                                 diferentes grupos sociais.

                        + Assim seria como exemplo o turista brasileiro em Dubai, e                                 vice-versa.

                * A liberdade de expressão tem sua determinação histórica, desde que         para seguir normas ou quebra-las não se abale a ordem social, caso contrário, o         indivíduo será marginalizado.

                + Isso é mostrado em eventos como a Revolução Francesa, no qual as                         normas estavam sendo reescritas. Devido essa fluidez, qualquer um                         que discordasse das normas internas de cada lado era marginalizado.

                * A individualidade é construída na interação social, mesmo conflituosa,         pois é aí que ela é exaltada, fazendo do indivíduo um marginal relativo.

A Identidade Social

        * Uma identidade social é o que caracteriza você aos olhos do outro. Quando perguntam “quem é você?”, a resposta é geralmente uma listagem dos papéis sociais, depois de nome e características bio-psicológicas, o que nos permite criar um quadro vago do indivíduo e suas relações sociais.

        * Quanto mais papéis sociais o individuo relata, mais ele se especifica dos demais.

Consciência de Si

        * Os papéis sociais atendem à manutenção das relações sociais, suas normas e expectativas. Questiona-se assim a naturalidade desses papéis, e da identidade como consequência livre da vida, uma vez que se afirma que a identidade é construída ao longo da passagem entre grupos e papéis sociais.

        * Assumir que sua identidade social é intrínseca, quase que geneticamente ao indivíduo, é reproduzir o esperado por grupos sociais julgados aceitáveis. Logo há uma relação de dominação, submissão às normas de atuação, que garantem a manutenção social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com