TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Psicologia Comunitária Silvia Lane

Por:   •  1/4/2019  •  Resenha  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo:

Histórico e Fundamentos da Psicologia Comunitária no Brasil

Sílvia Tatiana Maurer Lane

Livro: Psicologia Social Comunitária: da Solidariedade à autonomia

Regina Helena de Freitas Campos

Em se tratando de psicologia comunitária brasileira, não pode ser deixado de lado o contexto econômico e político do Brasil e da América Latina.

O golpe militar de 1964 é o precursor do seu surgimento, devido o impacto da extrema repressão e violência inicial.

A partir de movimentos em 1968, a universidade busca desenvolver reflexão crítica quanto ao seu papel. Os professores dos cursos de formação profissional do psicólogo questionam sua prática, e nesse mesmo momento a psicologia enquanto ciência, entra em crise, e a antipsiquiatria abala os conceitos de doença mental.

Foi nessa época que o termo Psicologia Comunitária surgiu nos EUA e em vários países da América Latina 🡺 Referindo-se a atuação de profissionais junto a população carente, com apelo assistencial e manipulativo, com o uso de técnicas e procedimentos sem a necessária análise crítica.

Na década de 70, médicos e psiquiatras criam os centros de saúde mental, no intuito de ação preventiva e para fugir do atendimento clássico dos hospitais psiquiátricos, porém as mudanças foram mais aparentes.

Na década de 60, atividades inerentes a cidadania surgem através dos trabalhos de Paulo Freire e seus contemporâneos, preocupados com a educação popular, alfabetizando adultos enquanto instrumento de conscientização.

Baseados nessas práticas, na década de 70, psicólogos passam a desenvolver atividades em comunidades, oferecendo atividades educativas de conscientização da população, com a prática voltada para:

  1. Prevenção da saúde mental  psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais.
  2. Educação popular  pedagogos, psicólogos, sociólogos e assistentes sociais.

No encontro de 1981, foram levantados os questionamentos:

  1. O que é uma comunidade?
  2. Ela é possível numa sociedade capitalista baseada na ideia da competição?
  3. Ou ela é uma utopia que se pretende atingir algum dia?

O encontro de 1981  À procura de uma compreensão de uma Psicologia Social Comunitária

Em 1977 Helio Figueiredo lança uma proposta de Saúde mental Comunitária, advinda da universidade, com a ideia de compromisso da universidade com a sociedade.

Com a missão de orientar os alunos estagiários de psicologia, disponibilizam 2 professores de psicologia, uma socióloga e um administrador.

Em 1979, firmam sede própria no bairro Jardim Santo Antônio  SP, lugar que prestam atendimentos psicológicos individual e grupal, criam um clube de mães e grupo de jovens. Realizam reuniões de equipe com grupos do bairro, a fim de criar programas de ação comunitária.

A equipe é constantemente procurada.

Foi constatado problemas de infraestrutura, baixos salários, violência urbana, desgaste físico e psicológico, perda da identidade cultural (migração), uma ideologia de consumo vinda dos meios de comunicação e ausência de organização popular.

A partir desses dados, o grupo objetiva proporcionar o crescimento da consciência dessa população através da participação em grupos, superando o individualismo, unindo-se em atividades que mudassem o cotidiano.

Em 1981 Pedro Pontual e Paulo Moldes, através do Instituto Sedes Sapientiae, criam duas equipes com a proposta de intervenção crítica e prestação de serviços em saúde e educação, com equipe multiprofissional  jornalistas, psicólogos, pedagogos, geógrafos engenheiros e arquitetos.

Pedro Pontual afirma que o que identifica qualquer profissional envolvido em movimentos populares é o seu papel como educador popular, Psicólogos devem lidar com as dinâmicas de grupos, dos encontros, questões metodológicas e de avaliação, com as tensões e problemas de relacionamento.

Esse trabalho levou a comunidade a questionar-se sobre o quanto sabiam sobre sua realidade, através de história em quadrinhos, levando-os a discutir os resultados e a definir as prioridades dentre todos os problemas encontrado, como coleta de lixo e posto de saúde, através de um filme produzido no bairro verificaram a realidade das crianças do bairro e assim, mobilizaram a população local para reivindicar uma creche.

Nesse encontro de 1981, fora relatado o uso de psicodrama em um grupo de mulheres da periferia, que as auxiliou a entender a sua própria realidade e cultura, a discutir problemas de seu cotidiano como filhos, maridos, casa, família, etc. A equipe multidisciplinar trabalha com esse grupo por 2 anos, para torna-lo independente, assumindo a própria história e o próprio caminho. Esse grupo assume o clube de mães e se aproxima da escola, organizando feira de artes, trabalhando no posto de saúde oferecendo curso para gestantes. Esse grupo se torna cada vez mais independente da equipe.

O encontro de 81 termina refletindo se a atuação do psicólogo se dá através da prevenção e cura da doença mental ou por tarefas educativas e conscientizadoras. O que é específico da psicologia e das demais áreas envolvidas nos projetos sociais? E qual o papel da universidade?

Percebemos dessa forma, que a visão do psicólogo ainda é do indivíduo fragmentado, separando-o em áreas em que atuam separadamente; educação enquanto processo, terapia outro processo, conscientização mais um.

Porém o processo grupal se desenvolve a contento, pois é no encontro com outros semelhantes que se descobre a realidade, a individualidade e a sociedade.

Encontro de 1988: A procura da sistematização

Ocorrido em Minas, a ênfase é dada às técnicas de dinâmica de grupo, a partir do conhecimento dos grupos e das instituições que se chega a organização popular.

Experiências de Marília Machado sobre a favela em Belo Horizonte, com o treinamento dos moradores com técnicas de auto-organização, através de vídeos sobre a favela, informações sobre os direitos que a comunidade tem, práticas grupais, com o espaço da palavra livre, visando a auto-organização e a criação de cooperativas. A clínica se dá através da análise e terapia da autodepreciação para melhorar a autoestima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com