TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resenha Crítica

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

II GUERRA MUNDIAL

1. CONSEQUÊNCIAS

Difícil se mensurar quais foram as consequências advindas da II Guerra Mundial, tendo em vista as dimensões exponenciais que ela atingiu. Mas em síntese, pode-se elencar as seguintes:

- Destruição Humana:

45 milhões de mortes e 35 milhões de feridos.

Entre as vítimas tem 6 milhões de judeus que foram perseguidos no projeto que ficou conhecido como Solução Final o qual tinha por objetivo remover a população judia de todos os territórios ocupados pela Alemanha.

[pic 1]

- Destruição Material:

Cidades em ruínas; pontes, sistemas ferroviários, vias fluviais e portos destruídos; terras agrícolas abandonadas, gado morto e minas de carvão desabadas. Houve intensa queda na produção industrial e os investimentos dos governos foram direcionados para a guerra, em detrimento de outras áreas, gerando intensos problemas sociais.

Os países mais afetados foram:

[pic 2]

Se para a maioria dos países houve perda, para os Estados Unidos, a guerra resultou em  fortalecimento de sua posição imperialista. Durante o conflito, os EUA investiram US$ 300 bilhões na guerra, que foram recuperados com o empenho na indústria armamentista, que cresceu 75%.

Os Estados Unidos também passaram à posição de credores dos países destruídos

- Declínio da Influência Política, Econômica e Mesmo Cultural da Europa.

O final da guerra marca também o declínio do poder da Europa ocidental no mundo.

- Desencadeamento da Guerra Fria

Ao término da II Guerra os EUA e União Soviética surgem como as duas únicas grandes potências mundiais: os Estados Unidos liderando sua hegemonia no bloco capitalista e a União Soviética no bloco socialista. Entretanto, essas duas potências não se contentaram com a sua atual posição e começaram a disputar pela hegemonia política, econômica e militar do mundo. E essa disputa ficou conhecida na história como Guerra Fria. É chamada “fria” porque não houve uma guerra direta entre esses dois países. Os conflitos foram no campo ideológico. Essa Guerra está ligada também com a divisão da Alemanha em duas posteriormente a sua derrota na II Guerra: Oriental (RFA) e Ocidental (RDA). E o ato que decretou o final da Guerra Fria foi a queda do Muro de Berlim em 1989, reunificando a Alemanha em só país novamente. 

- O Desenvolvimento Tecnológico

A tecnologia bélica evoluiu rapidamente durante a Segunda Guerra Mundial e foi crucial para determinar o rumo da guerra.Algumas das principais tecnologias foram usadas pela primeira vez: como o radar, sistemas de comunicação por micro-ondas, o fuzil mais rápido, os mísseis balísticos, os processadores analógicos de dados - computadores primitivos (o primeiro surgiu nos EUA projetado para o exército americano para ajudar nos cálculos de artilharia), e a bomba nuclear. Inclusive, a Segunda Guerra Mundial marcou o início da era atômica. Em pouco tempo, além dos Estados Unidos, a União Soviética e outros países passaram a dispor de armas atômicas.

INVENÇÕES: Micro-ondas, veículos blindados, utensílios de cozinha como a panela teflon, o avanço da medicina com o aperfeiçoamento e a produção em massa de antibióticos.

Como podemos perceber, algumas tecnologia e invenções de que dispomos atualmente foram concebidos em decorrência da Guerra, infelizmente.  

- Destaque Da Mulher No Mercado De Trabalho

Por consequência da morte de milhões e milhões de homens, elas agora precisam lutar para sobreviver e encontrar o seu espaço na sociedade de pós-guerra. E nesse cenário ela se firma no mercado de trabalho, tendo em vista a ausência de mão-de-obra masculina.  

- Fundação da ONU

Foi criada a ONU, uma Organização Intergovernamental (OI), com a intenção de impedir outro conflito como aquele e tinha como principais objetivos:

1. manter a paz e a segurança internacional;

2. fomentar a cooperação internacional nos campos social e econômico; e,

3. promover os direitos humanos no âmbito universal.

E aqui já começamos a entrever, sobretudo com base neste terceiro objetivo da ONU, aquilo que ficaria como maior legado a humanidade e para o direito por decorrência da II Guerra Mundial: A internacionalização dos direitos humanos.

2. LEGADO PARA O DIREITO

“A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS”

Inúmeros acontecimentos entre 1.º de setembro de 1939 e 2 de setembro de 1945 destroçaram a proteção aos direitos humanos. Tanto a Primeira Guerra Mundial, mas sobretudo a Segunda Guerra Mundial, com todos os seus atos desumanos e atrozes serviram para apresentar ao mundo a necessidade inquietante e imediata de proteção dos direitos humanos na dimensão internacional. E a constituição de alguns documentos foi responsável por ter corroborado à universalização desses direitos.  

1. A Carta das Nações Unidas de 1945

A primeira manifestação dessa proteção e intenção de internacionalização dos direitos humanos mostrou-se com o tratado institutivo da ONU, que foi denominado Carta de São Francisco ou Carta das Nações Unidades, assinada em São Francisco em junho de 1945, mas promulgada em 24 de outubro daquele mesmo ano, após a Segunda Guerra.

A reação às atrocidades nazista gerou a inserção da temática de direitos humanos na Carta da ONU, que possui várias passagens que usam expressamente o termo “DIREITOS HUMANOS”, com destaque ao artigo 55, alínea “c”, que determina que a Organização deve favorecer:

 “o respeito universal e efetivo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião”.

Já o artigo seguinte, o artigo 56, estabelece o compromisso de todos os Estados-membros de agir em cooperação com a Organização para a consecução dos propósitos enumerados no artigo anterior.

Mas a despeito do avanço na matéria, a Carta da ONU não listou o rol dos direitos que seriam considerados essenciais. Por isso, foi aprovada, sob a forma de Resolução da Assembleia Geral da ONU, em 10 de dezembro de 1948, em Paris, a Declaração Universal de Direitos Humanos, explicita o rol de direitos humanos aceitos internacionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (288.7 Kb)   docx (932.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com