TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO

Por:   •  11/4/2020  •  Resenha  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO

ACADÊMICA: AMANDA GABRIELA DO N. ARAÚJO  RA: 2020100285 [pic 1]

CURSO: BACHAREL EM PSICOLOGIA  PROF: LUCIMAR CONEGLIAN

DISCIPLINA: SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 

SÉRIE: PRIMEIRO PERÍODO

REFERÊNCIA: A Psicologia no Brasil. Psicol. cienc. prof.,  Brasília ,  v. 30, n. spe, p. 246-271,Dec 2010 . Available from

                                     

                                    PSICOLOGIA NO BRASIL

  Segundo Ana Bock, a psicologia pode se sintetizado como o de uma profissão comprometida com interesses da elite brasileira, que de algum modo, é responsável pelo começo e o desenvolvimento da psicologia no Brasil. As pesquisas têm mostrado que muitos psicólogos se mantêm registrados no conselho, mesmo sem atuar na área, pois, eles imaginam que um dia vão começar a exerce na função. Os cursos de Psicologia têm baixos índices de evasão e de inadimplência, isso mostra um total interesse.        

Nos anos 80, acontece a entrada dos psicólogos na saúde mental e o surgimento a partir das universidades.

A Lei n° 4.119/62 que regulamenta a profissão no Brasil, não chegou tão rápido, não tínhamos algo que pudesse ser denominado profissão e nem uma categoria profissional, a não ser testes que era um conjunto de ferramentas de trabalho, não  existia nada para o reconhecimeno oficial e legal da profissão de psicólogo. No início dos anos 70, é dado ao psicólogo a oportunidade de trabalho mas dizia-se o que ele deveria fazer.

                

         

     Segundo Cesar Ades, a psicologia, é um privilégio, um pouco fantasioso,de ser uma leitura da mente. A psicologia perde um pouco por não ser considerado uma ciência, por ser tomada a partir de seu jeio intuitivo, a psicologia é uma arte. Cesar diz também, que a história da psicologia é a história da luta em torno dos decretos e das leis que permitem ao psicólogo ter autonomia na sua atuação profissional. Existe um disputa entre o psicólogo e o psiquiatra

ANALISE DO TEXTO: Tive muita dificuldade para entender e poder produzir esse texto. Deu a entender que o Cesar Ades defende o lado científico da psicologia, e por ele, todos alunos deveriam estar envolvidos com isso. Enquanto Ana Bock fala sobre o surgimentos das faculdades, das matérias, etc.

  1. Como e quem reguamentou a psicologia no Brasil enquanto profissão?
  2. ‘’Era muito comum, naquela época, encontrar semanas de Psicologia que tinham como questões que Psicologia queremos, que psicólogos queremos ser.’’ (??)        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com