TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Humano, desde seu nascimento, necessita de outras pessoas para sobreviver, se tornando parte de um grupo.

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Neste relatório é proposto que sejam feitas observações e registros a partir das interações cotidianas entre as gerações, sendo elas: infância; adolescência; início da vida adulta; vida adulta intermediária e vida adulta tardia, que através dessas interações possibilitam a constituição das subjetividades contemporâneas.

O ser humano, desde seu nascimento, necessita de outras pessoas para sobreviver, se tornando parte de um grupo. Desta forma, ele é inserido dentro de um contexto histórico, no qual as relações entre as diferentes idades se renovam e se transformam em uma mudança progressiva de construção e desconstrução. Vale ressaltar também que um dos aspectos importantes da interação social é que ela modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação estabelecida entre eles.  

Segundo Vygotsky (1996), o campo do desenvolvimento humano está em constante evolução, devido o corpo passar por períodos de ciclo de vida biológicos e o individuo ser construído e transformado através da interação sociocultural, a qual continuará até o final da vida.

A divisão do ciclo de vida em períodos é uma construção social, não havendo um marco objetivamente definível que possa sinalizar o fim de uma fase e o início de outra. Cientistas do desenvolvimento, através de uma metodologia empírica, sugerem que para que ocorra um desenvolvimento para uma nova fase algumas necessidades básicas precisam ser satisfeitas e certas tarefas precisam ser dominadas, na infância a relação de dependência nos primeiros anos de vida trás contato humano e afetuoso, posteriormente a aquisição de mobilidade e linguagem são característicos dessa fase, além do inicio da vida escolar, a infância tendo seu fim na puberdade onde se inicia a adolescência que tem a busca da identidade, tanto pessoal, sexual e ocupacional como característico de tal ciclo. (Papalia e Feldman; 2013).

Ainda segundo as autoras, durante o início da vida adulta, a condição física atinge o auge, o estabelecimento de estilos de vida independente, ocupacional e familiar marca esse estágio. Na vida adulta intermediária, a condição física atinge um declínio em relação á anterior, as capacidades mentais atingem o auge, marca-se também pela dupla responsabilidade pelo cuidado dos filhos e dos pais idosos. Na vida adulta tardia, a aposentadoria pode fazer com que o indivíduo lide com perdas de relacionamentos ligados ao trabalho, além de estratégias mais flexíveis para o enfrentamento de perdas pessoais e a morte iminente, a busca de significado para a vida assume uma importância fundamental neste ciclo.

De acordo com alguns veículos de comunicação, o conceito de geração pode ser compreendido a partir de diversas perspectivas, como as diferenças nas relações entre avós, pais e filhos ou no processo de mudança social.  As relações entre diferentes idades pode ser um problema devido à existência de valores e interesses distintos, mas ao mesmo tempo pode ter um impacto positivo, uma vez que a convivência possibilita a troca de experiências.

Em 2014, o programa de televisão Fantástico, lançou uma série chamada Entre Gerações, em que promoveu o encontro de adolescentes e idosos. O quadro exibiu o convívio dessas duas gerações durante alguns dias, onde os idosos de um lar ficaram sob os cuidados de adolescentes. Em seguida, os papéis se inverteram, passando os idosos a fazer parte da rotina dos mais jovens, auxiliando-os na resolução de conflitos e desafios. Ao final da série, ambas as partes puderam compartilhar pensamentos, emoções e comportamentos, além de reconhecerem as diferenças e pontos de vistas distintos.

O trabalho teve como objetivo compreender como ocorrem as interações entre as gerações e seus impactos, em que se utilizou como método de pesquisa a observação de fenômenos em ambientes naturais, sem nenhuma intervenção, livre de críticas, subjetividade e sem apresentar preconcepções, elaborando assim, uma discussão á partir das compreensões feitas à luz dos referenciais teóricos.

2 METODOLOGIA

2.1Sujeitos

Para a realização do relatório, o grupo fez observações de forma livre e espontânea de diversas situações cotidianas, tendo como alvo, pessoas de diferentes idades em interação. As observações foram feitas em locais públicos como ônibus coletivo, ruas, parques, shoppings e bares, além de eventos sociais e casa de familiares.

2.2 Instrumentos

Utilizou-se a observação como um instrumento metodológico, não havendo interferência no ambiente e nem nos processos observados.

2.3 Aparatos de Pesquisa

Após a realização da observação, foram empregados o uso de folhas para registro das informações obtidas, lápis e borracha. Posteriormente, esses dados foram transferidos para o computador, a fim de organizar a estrutura do relatório.

2.4 Procedimentos para Coleta de Dados

Inicialmente, foram executadas pelo grupo, observações individuais, de maneira que os integrantes agissem como meros espectadores, neutros aos fenômenos apresentados, sem interpretações subjetivas. Não foi delimitado tempo de duração, sendo feitas ocasionalmente, não demonstrando e/ou justificando aos observados o porquê, uma vez que a presença de um observador pode alterar o comportamento dos observados, fazendo-os agir diferentemente.

2.5 Procedimentos para Análise dos Dados

Os eventos registrados foram compartilhados entre o grupo, que se reuniu, a fim de analisar os conteúdos observados. Na sequência, os integrantes da atividade, fizeram uma busca por fontes bibliográficas, se apoiando em referenciais teóricos para a fundamentação e interpretação do material obtido, fazendo uma relação entre o que foi observado e a teoria.

3.0 - DISCUSSÃO

        Quando analisamos as relações entre diferentes gerações, podemos definir alguns pontos importantes que nos ajudam a levantar uma discussão coerente com o tema proposto. Um dos aspectos que merece atenção é o conflito, principalmente no mundo contemporâneo. A convivência entre diferentes é, quase sempre, um problema. Isso também ocorre quando a diferença envolve faixa etária, uma vez que grupos de variadas gerações podem possuir valores e interesses muito distintos, principalmente em meio a diversidade cultural, socioeconômica e política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (301.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com