TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sillent Hill e a Psicanalise

Por:   •  16/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de av2 - Clínica Psicanalítica

Mayara Silva da Costa

Lucas Castro da Silva Lima

Rafaella Berthold Motta

turma 312

Sinopse da obra:

Silent Hill 2 é um clássico jogo de terror psicológico desenvolvido e distribuído pela Konami, sendo o segundo jogo da Franquia Silent Hill, lançado para Playstation 2. Inspirado no romance “Crime e castigo” de Dostoiévski, conta a história de James Suderland, que após receber uma carta de sua falecida esposa Mary, Viaja até a cidade silent Hill, a qual se encontraria com Marry em seu “lugar especial”.

No jogo, James nota que ao chegar na cidade, ela não parecia em nada com o paraíso que a carta insinuava ser e ao adentrar cada vez mais pela cidade, uma sirene e névoa densa cobrem os arredores da cidade, junto com monstros que passam a o perseguir conforme ele avança até o hotel do qual encontraria com sua esposa. James acaba sendo levado a sociedade histórica, lugar esse dividido em dois níveis, o primeiro sendo um labirinto onde encontra com Pyramide Head e o segundo uma prisão abandonada, onde se encontra com Maria, seguindo assim para o seu “Lugar Especial".

James enfrenta diversos símbolos de seu subconsciente ao decorrer do jogo, além de encontrar com outros personagens que também lutam com seus próprios terrores.

Conceitos Abordados:

Os conceitos psicanalíticos abordados no game fazem parte do modelo estrutural da nossa personalidade

O primeiro conceito abordado será o id, que é relacionado aos instintos, e é completamente inconsciente. É formado por instintos, desejos e impulsos.

O id não sabe lidar com frustrações e sempre encontra uma solução para tudo, essa estrutura não reconhece valores morais e regras.

O segundo conceito abordado é o superego, que são os valores e a moral, tem como objetivo reprimir através da culpa, insistir para que o ego se comporte com moral. Funciona de maneira primitiva e pune o sujeito por suas ações e pensamentos. A voz da consciência pune com o peso da culpa e mantém os impulsos do id sob controle.

O terceiro conceito abordado no game é o ego e seus mecanismos de defesa. O Ego é racional e controla os instintos, funciona como um mediador e busca o equilíbrio entre os impulsos do id e a repressão do superego. Para não ter a mente perturbada, o ego possui estratégias para lidar com conflitos, chamados de mecanismos de defesa. Quando o sujeito é exposto a perturbações emocionais, o ego tenta proteger a integridade psíquica com reações contrárias àquilo .

Os mecanismos de defesa do ego abordados:

Negação: O sujeito se recusa a conhecer a existência de um fato evidente de uma situação ou sentimentos relacionados a ela, uma autodefesa que nega uma realidade estressante demais para o cérebro.

Projeção: Sentimentos internos que o sujeito coloca no mundo externo. Sentimentos, qualidades e defeitos que são do próprio sujeito e são atribuídos a outras pessoas.

Repressão: Mecanismo inconsciente responsável por fazer acontecimentos e eventos traumáticos de muita angústia serem esquecidos.

Fantasia: o sujeito cria uma situação na sua mente capaz de eliminar o desprazer eminente mas que na verdade é impossível de se concretizar, é uma espécie de teatro mental onde o sujeito protagoniza uma história diferente que ele vive na realidade, desse modo o desejo é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com