TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teste Percepção

Por:   •  9/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

De acordo com a Organização mundial da Saúde (OMS) a diabetes Mellitus é uma dos maiores problemas de saúde no mundo. No Brasil, a prevalência da (DM) está aumentando por tanto, iniciativas para a promoção de saúde constituem uma das estratégias de prevenção e controle da doença. A DM é uma doença crônica, com evolução silenciosa, de difícil diagnóstico precoce e com dificuldade de adesão ao tratamento por parte dos seus portadores (Montes,2016). Diante disso os profissionais da saúde se veem em um grande desafio, pois cabe a eles, encontrar soluções para diminuir essas barreiras(Montes 2016). Dessa forma,  existe um reconhecimento cada vez maior da importância do contexto social dos doentes na capacidade destes gerirem a sua doença crónica de forma eficaz de Segundo Silva, Ribeiro, Cardoso, Ramos,Carvalhosa, Dias & Gonçalves, 2003. 

Objetivos

Elaborar um projeto de intervenção para promoção de saúde e ações preventivas a indivíduos diabéticos, no sentido de melhorar a adesão ao tratamento auxiliando na prevenção a fim de evitar a progressão da doença juntamente com suas complicações como Nefropatia, Neuropatias, Acidente Vascular cerebral (AVCs), infartos e amputações. 

Sujeitos: Mulheres adultas portadoras de Diabetes Mellitus.

Local: Unidade básica de saúde Móvel que atende a zona rural da cidade de Bragança Paulista.

Parceiros: Médico, Enfermeira, Técnica de enfermagem e Farmacista e Psicólogo.

Procedimentos: 

Através das visitas periódicas dos pacientes  serão distribuídos panfletos na retirada de medicamento pela farmacista aos pacientes com Diabetes Mellitus e seus familiares com informações da importância da adesão ao tratamento, com a finalidade de afirmar sobre as consequências da progressão da doença. 

O Psicólogo irá através de uma roda terapêutica discutir os assuntos  para que o engajamento seja eficaz. A partir disso irá se promover grupos terapêuticos para que através das rodas de conversas, desenvolvam consciência de novos hábitos alimentares e estilo de vida, cooperando para que o acometido sinta se apoiado em seu processo de mudança, podendo compartilhar seus desafios diários, bem como seus ganhos já adquiridos. 

Diante disso a inclusão de familiares nos processos irão fornecer uma base social para que os pacientes são submetidos, para que se tornem parte integral  e que  adquiram conhecimento, a fim de que obtenham repertório e consigam lidar com os conflitos emocionais que possam ocorrer durante o processo de reeducação do paciente. Silva et al (2003) discursa que é percebida por muitos doentes como uma ruptura do extremo isolamento em que vivem e como uma excepcional fonte de apoio social, que temem vir a perder. 

Conclusão:

As intervenções realizadas pela equipe multiprofissional  da UBS móvel  traz ações para  promover a saúde e proporcionar qualidade de vida aos pacientes diabéticos. Cada profissional da saúde une o conhecimento teórico-prático e estratégias de cuidados com os pacientes com diabetes, percebe se a importância das estratégias desenvolvidas, pois traz a consciência coletiva de cuidado. Nota se que quando há envolvimento dos familiares no processo, as intervenções são potencializadas e os pacientes sentem se seguros emocionalmente para adesão do tratamento. Conclui se que existem estratégias que podem contribuir para a prevenção de doenças e qualidade de vida da população que é usuária do sistema de saúde, é necessário o elo entre profissionais, pacientes, familiares e comunidade,  para os resultados sejam potencializados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com