TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transtorno de Ansiedade

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Transtorno de Ansiedade

O que é Ansiedade?

Ansiedade é uma resposta de longa duração sobre ameaças que podem apresentar sinais bem definidos de perigo ou podem apresentar indicações vagas de eventos mal definidos, no qual o indivíduo pensa que pode haver alguma consequência que possa o prejudicar.

A ansiedade pode persistir pela falta de sinais ou sensação de segurança. Quando ela ultrapassa o limite do medo real ou quando tem uma resposta exagerada diante de uma possível ameaça, pode causar angustia chegando até, as vezes, causar uma crise grave.  

Os transtornos de ansiedade são uns dos mais comuns transtornos psiquiátricos, sendo também um sintoma central de outros transtornos mentais e podem preceder o início de uma depressão. Cerca de 60% de indivíduos com depressão maior também sofre com algum transtorno de ansiedade. A ansiedade, as vezes, não é motivada por um único estimulo, mas sim por um acumulo de situações.

Os tipos de Transtorno de Ansiedade

Os transtornos de ansiedade categorizados atualmente são

  1. Transtorno do Pânico Evento inesperado de extremo pânico que consiste em um período de intenso medo acompanhado de alguns sintomas como: tremores ou agitação, sensação de asfixia, medo de perder o controle ou até mesmo medo de morrer. Pessoas com transtorno de pânico podem passar a evitar situações ou locais onde o ataque possa acontecer

         1.1-  Agorafobia – Caracterizado pela fobia de estar em locais abertos ou no meio de uma multidão onde escapar pode ser difícil ou embaraçoso, ou em que o pedido de socorro pode não ser possível no caso de um ataque de pânico.

     2. Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) – Segue de uma situação grave de perigo ou dano, como assalto ou acidente em que há um ferimento psicológico resultante de viver ou testemunhar o evento chocante. Nesse transtorno, o indivíduo revive o evento traumático de uma forma persistente cujas memorias são relembradas com sons, imagens ou sons ligados ao trauma. Foi primeiramente identificado em soldados durante a Primeira Guerra após um combate traumático.

     3. Transtorno da Ansiedade Generalizada – Com mínimo de seis meses de duração, é caracterizada por preocupação e vigilância crônica que não são justificadas pelas circunstancias, podendo ser resumida em medo da incerteza. É acompanhada por alterações fisiológicas como a ativação do Sistema Nervoso Simpático, devido ao aumento da frequência cardíaca, e tensão muscular.

     4. Fobia Simples ou Especificas – Consiste em medo intenso e excessivo pela exposição a determinados objetos ou situações temidas, como altura, cobra, aranhas ou elevadores. O indivíduo geralmente tem o comportamento de evitar essas situações e ou objetos.

     5. Transtorno de Ansiedade Social – Também conhecida como Fobia Social, uma característica desse transtorno é o medo persistente de situações ou eventos sociais onde o indivíduo é avaliado por outros. Medo do palco ou até mesmo falar em público é uma forma de ansiedade social e, por isso, acaba sendo uma das mais comuns entre a população.

     6. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – O Transtorno Obsessivo-Compulsivo é caracterizado por: obsessão- em que o indivíduo possui pensamentos intrusivos e não desejados. E compulsão- em que o indivíduo realiza alguns rituais comportamentais com o objetivo de conter os pensamentos ou emoções negativas vindo da obsessão. Alguns exemplos desse tipo de transtorno incluem o ato de lavar as mãos repetidamente para anular o risco de contaminação (podendo até mesmo provocar lesões na pele) ou checar várias vezes durante o dia se a porta está trancada com o medo de assalto. Embora a classificação atual do TOC seja dentro do transtorno de ansiedade, alguns estudos familiares e de imagem sugerem que esse transtorno também possa ter ligação com o Transtorno de Tourette. Uma breve explicação do transtorno de tourette é que ele é caracterizado por tiques motores, sendo frequentemente acompanhados por sintomas obsessivos-compulsivos.

Transtorno de Pânico, ansiedade generalizada, fobias e TOC, são transtornos que podem aparecer em muitos membros da mesma família em que, parentes de 1 primeiro grau com transtorno de pânico possuem um risco maior de apresentar esse transtorno que a população em geral.

  Experimento

O experimento consiste em estímulos que promovem medo e ansiedade e que podem ser reproduzidos em laboratório, tornando mais fácil a compreensão para realizar um estudo. O experimento geralmente é feito em ratos e camundongos onde é investigado a tendência natural de evitarem espaços abertos que possam expô-los a predadores. Os estudos utilizando esses modelos animais vem traçando o circuito do medo com base na atividade da Amigdala, que mede o comportamento defensivo e respostas fisiológicas ao perigo. Os estudos com esse modelo animal vem sido usado para o desenvolvimento não invasivo em seres humanos, para testar novos fármacos ansiolíticos, e também para estudar mutações genéticas que influenciem as respostas de medo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (114.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com