TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Treinamento e Seleção Profissional

Por:   •  17/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme “El método”

Aluna: Isabella Fernandes Rodrigues

Matricula: 1170201229

Disciplina: Treinamento e seleção profissional

O filme “El método”’, mostra o processo seletivo numa empresa multinacional. A vaga é disputada por sete pessoas, cinco homens e duas mulheres.

Os 7 candidatos, ficam juntos em uma sala onde toda comunicação do processo seletivo é feita através de computadores. Em determinado momento, um candidato sugere que o processo de seleção que estão pode ser baseado no método gronholm, que consiste também no confinamento dos candidatos em um ambiente onde são dadas instruções e provas, onde devem disputar pela vaga coletivamente para que no final, seja decidido qual deles será escolhido para o cargo.

Ao mesmo tempo que o processo seletivo está acontecendo, nas ruas acontece uma grande manifestação contra os rumos da globalização e do capitalismo mundial. Essa cena demonstra a desigualdade entre os sujeitos protagonistas das relações de trabalho, bem como a indiferença dos executivos perante as reivindicações trabalhistas. Trazendo uma critica ao capitalismo selvagem que nos tira a humanidade.

Há uma critica velada à crescente competitividade, muito comum dos processos seletivos atuais em grandes corporações, o individualismo predominante, as desconfianças e os conflitos. “El método”, busca demonstrar como é a realidade cruel do mundo empresarial, onde num momento de crise, as empresas criam métodos seletivos cada vez mais absurdos, e que os candidatos acabam aceitando se submeter a isso devido a alta competitividade no mercado de trabalho.

A seleção apresentada nas cenas, pretendia escolher o candidato que possuísse atributos de liderança e perspicácia, mesmo que para isso fosse preciso depreciar e ofender os demais candidatos com o objetivo de elimina-lo.

Também busca mostrar com as provas que são dadas, o que a empresa avalia como o perfil ideal a partir da decisão de qual candidato devia ser eliminado em cada etapa.

Assim, vale a reflexão que o filme traz sobre que tipo de profissional as empresas estão admitindo. No filme, a ambição e o desejo incomensurável de ocupar a tão disputada vaga são atributos estimados pela empresa. Isso fica nítido na última prova onde os dois candidatos que restaram, são persuadidos por atores que a impressa contrata para influenciar no processo seletivo.

Um homem e uma mulher que já tiveram uma história de amor no passado. Os finalistas deparam-se com o dilema de escolherem entre o relacionamento pessoal ou aquela única vaga de emprego, que seria ocupada pelo candidato que estivesse disposto a eliminar o outro concorrente sob qualquer circunstância. A mulher acaba conseguindo convencer o homem a abrir mão da vaga para darem continuidade na história que tiveram no passado, no entanto, o homem reflete sobre a veracidade de suas palavras, uma vez que ele também foi orientado a fazer com que ela desistisse da vaga. E então, ele volta atrás e opta pelo emprego.

Na cena final, fica claro que a integridade dos indivíduos pode ser facilmente destruída em benefício próprio, tendo em vista tamanha competividade e o desejo de ser aceito em um bom emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com