TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O capital humano pertence ao próprio individuo

Por:   •  11/3/2016  •  Resenha  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente as organizações vêm ocorrendo grandes transformações, isso devido as constantes pressões do mercado atual. Dessa forma é constante a busca por vantagens competitivas e foi possível analisar que o capital humano é considerado um grande diferencial e uma das principais fontes de inovação organizacional.

Pertence ao próprio individuo, isto é, seus conhecimentos, experiências, habilidades, aptidões e outros bens intelectuais de cada colaborador, constituindo diversas competências e potenciais de diversas pessoas que integram uma organização.

O capital humano inclui também a criatividade e a inovação organizacional, observando-se com que frequência novas ideias são geradas dentro da empresa, ou com que frequência estas ideias são implementadas,

Hoje os colaboradores dentro das organizações não são mais taxados como meros operários que realizavam tarefas repetitivas. Hoje eles constituem não só a mão de obra da empresa são considerados como uma parte importante da organização.

Como destaca Chiaveto (2004, p. 5),as organizações funcionam por meio das pessoas, que  delas fazem parte ,decidem e agem em seu nome,ou seja são pessoas que dão a vida ao dia dia da instituição,poque são elas que fazem os processos funcionarem e levam a empresa ao crescimento e desenvolvimento.

Isso geralmente é realizado através de tomadas de decisões de planejamentos de curto, médio e longo prazo, de inovações nos processos e criações de novos produtos e serviços.

Há sempre uma analise de mercado para identificar oportunidades de crescimento empresarial a fim de viabilizar o progresso da empresa.

Atualmente nem todas as empresas têm a visão de que as pessoas podem ser um dos principais diferenciais para que organização se destaque no mercado, porem existe uma tendência crescente  do aumento da valorização do fator humano nas instituições em vista do papel importante de muitos funcionários, de profissionais com diferenciais e talentos  que se destacam.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com