TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O múltiplo surgimento da psicologia

Por:   •  18/4/2019  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

O múltiplo surgimento da psicologia

O texto aponta a inicio da psicologia como disciplina no século XIX, porem também nos explica que ela aparece em textos mais antigos, que a psicologia poderia ter surgido no século XVI para a necessidade do conhecimento de si e a busca da individualidade. Todos esses pensamentos se juntam para formar a psicologia moderna que vemos hoje, com bases fragmentadas.

Segue falando da subjetividade e como ela nasceu, sendo que na sociedade greco-romana essa busca pelo eu e pela subjetividade não fazia o menor sentido, existindo no lugar uma busca da verdade e do ensinamento dos grandes mestres. Ela nasce no século II d.C. a partir de uma ética cristã, onde o homem procura deus dentro de si, que na modernidade passa de uma busca por purificar a alma para uma afirmação do eu, um autoconhecimento.

A psicologia avança até o ponto que surge outro questionamento, a separação de corpo e mente, derivada da separação de corpo e alma de Platão, que perdura até hoje com a vinculação da mente com o cérebro e não com o corpo todo, como se o corpo fosse apenas uma máquina.

Cita uma parte vital para todo esse desenvolvimento do indivíduo e da psicologia, que é a fase infantil. Segundo autor a infância começa a existir a partir do século XVII, pois até então não existia esse pensamento de infância, as crianças não eram tratas como tal. Mas a psicologia só vai dar atenção a isso na virada do século XX com o Ministério da Educação francês mandando o psicólogo Alfred Binet aplicar um teste que ordene as turmas de acordo as suas capacidades mentais e não sua idade.

Temos uma breve passagem sobre o surgimento da loucura e das doenças mentais no século XIX. Os loucos eram tratados como sobra da sociedade e enclausurados como tal, mais a frente ela passa a ser entendida como doença mental e os loucos passam a serem tratados em asilos, isolados da sociedade, para que possam expressar sua loucura.

Por fim ele cita como a psicologia nasceu de fato, com a separação entre os domínios científicos e filosóficos e a separação entre o domínio humano e o natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com